Profissão de soldado, cabo e sargento. Perguntas e respostas

Perguntas e respostas sobre a profissão de soldado. Quem é e quais as responsabilidades do soldado, cabo e sargento? Veja as respostas a essas perguntas nesta FAQ.

» Página Inicial


Dentro da área militar há diversos cargos, funções e profissões reconhecidas no Brasil. Soldado, cabo, sargento, tenente e outros engrossam a lista dessas profissões.

Veja abaixo o que é cada uma delas e quais as atribuições cada um tem.

Soldado

De maneira bem genérica e simplificada, o soldado é classificado como um militar que não possui graduação. A sua área de atuação pode variar entre a Marinha, a Aeronáutica, o Exército ou ainda as Polícias Militares dos Estados brasileiros. Ou seja, devido a sua titulação militar, pode agir em qualquer uma das forças armadas existentes no Brasil, protegendo e guardando as pessoas, tanto pelo ar, quanto pela terra ou pelo mar.

Soldados

Cabo

Originalmente, o termo cabo deriva do latim “caput” e significa cabeça. A sua utilização mais comum é na forma genérica para designar um chefe, ou também para titular um cargo de chefia em determinadas coordenações civis. Sendo mais direto, o cabo é a pessoa que ocupa um posto pertencente às várias forças de segurança e armadas. Na maioria das vezes, essa função representa a primeira ou a segunda hierarquia, cuja graduação pode ser alcançada pelo soldado.

A graduação de cabo pode ser recebida em campo ou através de um curso preparatório, chamado CFC (Curso de Formação de Cabos). (Wikipédia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Cabo_(militar)#Brasil)

Qual a responsabilidade do sargento?

Na verdade, a importância, assim como as responsabilidades desse cargo depende muito da instituição militar que ele serve. Em determinados lugares, o sargento possui somente encargos para a instrução de soldados ou para atividades administrativas. Em outros, no entanto, fica responsável pelo comando na hora do combate.

Comumente, dentro de algumas instituições militares há várias subcategorias superiores de sargentos. Subcategorias estas que têm responsabilidades na condição de estado-maior ou de comando, designada às unidades e subunidades de nível maior ao de companhia. Dessa forma, o cargo de sargento superior permite que ele assuma importantes funções que se assemelham às de um oficial. Dentre elas pode ser destacada comandar as patrulhas ou os pelotões.

Qual a responsabilidade de um cabo?

Dentro de uma instituição militar, a função do cabo é bem específica. Ele é constituído por ser uma graduação acima de soldado e recebe treinamento especial e particular. Em casos de combates diretos, por exemplo, em que haja a morte do líder de companhia, é ele que assume a função de comando.

Logo, para ser considerado um bom cabo ele precisa, antes de qualquer coisa, estar atento e sempre permanecer em posição de aprendizagem e de observação de comportamento. A partir disso, quando exercer realmente esta patente, o cabo poderá escolher qual área prefere atuar dentro da instituição. No entanto, vale lembrar que para chegar a ocupar esse posto, o cabo precisa prestar concurso.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade