Cavaleiro e amazona. O que faz, mulheres e profissão

Perguntas e respostas sobre a profissão de cavaleiro. Existe espaço para as mulheres dentro da profissão? Há algum requisito físico para ingressar na profissão? Veja essas e outras perguntas.

» Página Inicial


O que faz um cavaleiro?

Como o próprio prefixo do nome já indica, um cavaleiro é alguém que trabalha com cavalos. Mais especificamente, monta cavalo para competições diversas. O hipismo, modalidade dentro da qual o cavaleiro atua, é inclusive modalidade olímpica. O esporte também está presente nas Paraolimpíadas, mas não são trabalhados saltos e circuitos como nas Olimpíadas. A modalidade é voltada apenas ao adestramento.

Existe espaço para as mulheres dentro da profissão?

Sim. Cada vez mais as mulheres vêm conquistando espaço dentro do hipismo. A mulheres que praticam hipismo recebem a denominação de amazonas.

Há algum requisito físico para a profissão?

Teoricamente sim. Pessoas com estatura mais baixa costumam se dar melhor na profissão. No entanto, existem muitas exceções à regra, já que pessoas de estatura mediana e alta também já foram destaques dentro do esporte. O que realmente importa é que todos os cavaleiros e amazonas devem estar física e psicologicamente muito bem preparados, já que a montaria exige fôlego, atenção, coordenação e, principalmente, muito entrosamento com o animal em que se está montando.

O que é preciso para tornar-se um cavaleiro?

Torna-se um cavaleiro não é algo fácil, especialmente no Brasil. O principal motivo que impede muitas pessoas apaixonadas pelo esporte e pelos animais é o alto custo. Um bom cavalo, moldado para competições, é um animal extremamente caro, já que sua genética e seu tratamento devem ser de primeira, o que encare muito o esporte - há cavalos e éguas cujo valor ultrapassa a casa dos milhares de reais. E cavaleiros profissionais, que vivem de competições, geralmente possuem mais que um cavalo, já que somente um não é capaz de dar conta do ritmo intenso do calendário de competições.

Quanto ganha em média ?

Depende bastante. Como qualquer outro esporte, a maioria dos cavaleiros dependem de patrocínio, por isso é muito difícil quantificar os ganhos. No entanto, quanto melhor o cavaleiro ou amazona, mais patrocínio terá e, consequentemente, mais dinheiro.

Cavaleiro é a mesma coisa que peão?

Não. Peões participam de rodeios e montam também em bois. Cavaleiros e amazonas montam somente em cavalos e as competições não envolvem maus tratos aos animais, como ocorre muitas vezes em rodeios.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade