Perito criminal. O que é e onde atua. Concursos e profissão

Perguntas e respostas sobre a profissão de perito criminal. O que ele faz e onde ele atua? Como se tornar um perito criminal? Como funcionam os concursos?

O que é um perito criminal?

É um servidor público que atua em quadros de institutos e órgãos voltados à criminalística, bem como à polícia científica. Um perito criminal é um especialista em encontrar ou proporcionar, provas técnicas ou periciais de um crime.

Como ele atua?

Por meio de análises científicas de vestígios que encontrará na cena do crime. Com técnicas e ferramentas específicas, ele registra, coleta, armazena e interpreta vestígios. Esse material obtido por meio do trabalho de um perito criminal é utilizado como prova material durante um processo penal.

Como se tornar um perito criminal?

Devido à grande importância, responsabilidade e complexidade da função, um perito criminal deve passar por uma formação especializada para exercer a profissão. O interessado no trabalho de perícia deve, antes de tudo, ter formação de nível superior. Dependendo do instituto em que for trabalhar, precisa de uma graduação específica. Um exemplo disso são os profissionais que atuam em perícia contábil, que necessitam de uma graduação na área de contabilidade. Em áreas como balística, grafotecnia e de crimes contra pessoas, não há necessidade de formação específica. O perito criminal é submetido à profissão por meio de concurso público. Os candidatos aprovados passam por um curso de formação que dura em torno de 300 horas/aula.

Como é o mercado de trabalho?

Ele varia de acordo com a quantidade de concursos que há no ano. A demanda por profissionais é grande. Segundo profissionais da área, isso se deve mais à quantidade de crimes do que à falta de peritos. Atualmente, a procura por vagas nessa profissão aumenta a cada ano, o que torna os concursos mais concorridos e, por consequência, mais difíceis.

Como funcionam os concursos?

Cada estado da Federação pode realizar seu concurso desde que obtenha autorização do governo. Isso faz com que os concursos variem. Normalmente, há mais de uma fase, que incluem disciplinas da área de atuação, português, redação, Direito e provas físicas.

Qual é a remuneração de um perito criminal?

Varia de acordo com a instituição. Um perito da Polícia Federal pode ganhar mais de 14 mil reais mensais. Na polícia civil, os aprovados em concurso ganham mais de 7 mil reais mensais.

Por Redaweb e redação