Como descobrir o numero do PIS e Saque no PIS/PASEP

Perguntas e respostas sobre como descobrir o numero do PIS. Quando poderei sacar a minha Quota do PIS/PASEP? Não possuo cartão cidadão quais documentos irei precisar para consultar meu PIS?

» Página Inicial


O PIS - Programa de Integração Social é uma contribuição de natureza tributária que as empresas precisam fazer em favor de seus funcionários. Esta contribuição é usada pelo governo para financiar o pagamento do Seguro-Desemprego e também o Abono Salarial, que é pago anualmente a trabalhadores com até dois salários mínios de ganhos mensais.

Para ter direito a esses e outros benefícios relativos ao trabalho, o trabalhador precisa estar inscrito no PIS e é gerado um número de identificação que será usado por toda a sua vida.

Há casos que por diversos motivos o trabalhador não tenha em mão este número e mostraremos abaixo como descobrir.

Número do PIS

Como descobrir o número do PIS?

Existem diversas formas de descobrir. Abaixo mostraremos algumas delas.

Carteira de Trabalho: Consulte, geralmente, a última folha da sua carteira profissional, pois é comum haver uma ficha com a inscrição no PIS. Nem todas as carteiras terão esta opção. Então se não for esse o seu caso, parasse para a próxima opção.

Extrato do FGTS: No extrato do FGTS também vem anotado o número do PIS e é uma das formas mais simples também de obter. Se você recebe o extrato em casa pelo correio, basta observar na parte superior dele que o número estará lá. Para ter acesso de outras formas ao seu extrato, consulte este post que mostra como ter acessar o extrato do FGTS pela internet, aplicativo, correio e pela agência da Caixa.

Pessoalmente nas Agências bancárias: Para saber o número do PIS pessoalmente deverá ir até o Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Será necessário a apresentação de todos os documentos que devem ser original, sendo um deles documento com foto 3x4.

O que é o saque do PIS?

Na verdade o termo correto é Abono Salarial e ele é pago anualmente a trabalhadores que tenham carteira assinada e que recebem até dois salários mínimos por mês. Além disse, eles precisam ter trabalhados pelo menos dois meses no ano anterior ao recebimento, ou seja, o pagamento é sempre feito em relação ao ano anterior.

O saque pode ser feito de várias maneiras, como mostrado abaixo:


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade