O que é trabalho? Origem, dia, CLT e justiça trabalhista

Perguntas e respostas sobre o que é o trabalho. Qual a sua origem, significado, sinônimo e quando se comemora o seu dia? Perguntas sobre o Ministério do Trabalho, carteira profissional e justiça trabalhista

» Página Inicial


É muito comum, em conversas informais, pessoas associarem os conceitos de trabalho e emprego como sinônimos, porém, são palavras que possuem um significado diferente. A associação de trabalho com emprego se tornou comum basicamente após o desenvolvimento das indústrias, quando as relações capitalistas se tornaram dominantes em todos os meios sociais.

Porém, nem sempre essa confusão aconteceu e a palavra trabalho teve o sentido comum de hoje em dia. Conheça abaixo o significado desse conceito e seus sinônimos.

O que é trabalho?

Trabalho é um fator econômico onde uma pessoa dedica tempo e emprega a força, a criatividade, o saber ou a habilidade durante determinado tempo a fim de ser remunerado. Em outro sentido a palavra trabalho também pode ser usado nas atividades escolares e acadêmicas, como é o caso do famoso TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.

O termo “trabalho” pode ter vários significados a depender do enfoque utilizado. Basicamente, pode-se utilizar a noção da física, em que trabalho indica a medida de esforço feito pelos seres humanos. A partir desse conceito, pode-se pensar o trabalho como toda atividade realizada, independentemente de haver ou não um retorno por ela ou uma expectativa de resultado final.

Trabalho

Na economia, a palavra trabalho está ligada à produtividade. Dessa forma, todo trabalho possui uma expectativa, uma meta a ser cumprida. Dentro dessa noção, pode-se refletir o trabalho como a medida para o sucesso, isto é, o meio que possibilita ao homem alcançar metas, realizar sonhos e se expressar com uma intenção.

Junto com produtividade, a palavra “Trabalho” também pode estar ligada a desenvolvimento – de projetos, habilidade, produtos, iniciativas, etc. e com o trabalho também se pode aperfeiçoar as próprias ações.

Na religiosidade, o trabalho muitas vezes é visto como forma de buscar a evolução espiritual, atrelando-o à noção de dignidade.

A refletir sobre a evolução do termo trabalho ao longo da história, pode-se pensar em várias formas dominantes de trabalho, ligadas à servidão e muitas vezes visto como o destino de “seres inferiores” intelecto e espiritualmente, como se pode perceber na escravidão, por exemplo.

A escravidão começou a se tornar uma atividade ilegal a partir do século 19 e então, surge a forma de trabalho assalariado, em que todo trabalho deve ser recompensado na medida de seu esforço. Juntamente a essa mudança de perspectiva, após a Revolução Industrial, o trabalho é visto também como produtividade, implicando que todo esforço humano deve ter um objetivo final a ser cumprido.

Alguns sinônimos de trabalho

Como pôde ser visto, a noção de trabalho está atrelada a diferentes contextos e perspectivas, podendo mudar em cada uma delas. Da mesma maneira, devem ser empregados os seus sinônimos. Alguns dos principais sinônimos pars “Trabalho” são:

Serviço, esforço, atividade, ofício, produção, lida, cuidado, compromisso, obrigação, desenvolvimento (de algo), ação, energia, movimento, etc.

Qual a origem do trabalho?

Para o homem, parece que o trabalho foi imputado a este como castigo, já que isto aconteceu quando Adão e Eva desobedeceram a Deus e foram expulsos do Paraíso. No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás. Gênesis 3:19

Contudo, antes mesmo disso acontecer Deus já trabalhava, pois em 6 dias, criou ou céus, a terra e tudo que neles há. Mais tarde, na ocasião do Novo Testamento, Jesus disse: Meu pai trabalha até hoje e eu também.

Quem regulamenta o trabalho no Brasil?

No Brasil nós temos a famosa CLT que é a Consolidação das Leis do Trabalho, contudo cabe ao Ministério do Trabalho fiscalizar, organizar e fazer valer as leis trabalhistas no país.

Quando se comemora o dia do trabalho?

No Brasil a comemoração ocorre no dia 1º de maio e é um feriado nacional.

O que é a Carteira de Trabalho?

É um documento que todo trabalhador precisa ter. Nela é anotado o registro de trabalho, bem como outras informações relacionado ao salário, troca de turno, aumento de carga horária, transferência do trabalhador, demissão, entre outras informações.

O que é a justiça do trabalho?

A justiça do trabalho está representada no Brasil pelo Tribunal Superior do Trabalho, pelos tribunais regionais do trabalho e as varas do trabalho. A função da justiça do trabalho é acatar as reclamações trabalhistas e proceder a devida conciliação ou julgamento da causa.

Qual a importância do trabalho?

É através dele que obtemos a renda para a nossa sobrevivência. Além disso o trabalho movimenta toda a economia, traz desenvolvimento e bem estar para as pessoas. Do ponto de vista emocional ele atua como terapia, nos ajudando a mantermos o equilíbrio necessário para as atividades cotidianas.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade