Massoterapeuta e Massoterapia. Benefícios e funções

Perguntas e respostas sobre a profissão de massoterapeuta e a Massoterapia. Quais os benefícios da Massoterapia? Como é o mercado para o profissional da massoterapia?

» Página Inicial


O que é Massoterapia?

Como o próprio nome já sugere, massoterapia é a terapia ou tratamento de saúde realizado para contribuir para o bem-estar da saúde humana através de sessões de massagens relaxantes. O profissional da Massoterapia é o Massoterapeuta, culturalmente chamado de Massagista.

Quais os benefícios da Massoterapia?

A Massoterapia tem como objetivo a redução e o controle de dores corporais através da aplicação de massagens localizadas que possam diminuir as dores. Ela também contribui para um melhoramento da flexibilidade do corpo, fortalecimento do sistema imunológico, beneficia a circulação sanguínea e eliminação de toxinas da pele através das substâncias expelidas pelo corpo através do relaxamento. Além dos benefícios internos, os benefícios externos são ainda mais notáveis. O alívio de tensões (tanto mentais quanto físicas) é um exemplo disso. Enfim, promover a saúde e o relaxamento que provocam o bem-estar do corpo do indivíduo.

Qual a função do Massoterapeuta?

O técnico em massoterapia (o massoterapeuta) é o profissional que cuida de todo o bem-estar do corpo do indivíduo através de massagens localizadas. Com o intuito de promover o relaxamento e bem-estar do corpo, o profissional utiliza dos seus conhecimentos em massagens ocidentais e orientais, além de técnicas já aprendidas que sejam necessárias de acordo com o desejo e necessidade do cliente. Um atendimento é sempre diferente do outro, isso devido ao fato de que ninguém necessita do mesmo tratamento que o anterior. Cada atendimento é exclusivo para o que o cliente deseja.

Como se tornar um Massoterapeuta?

Os profissionais geralmente se auto profissionalizam. O que isso quer dizer? São buscados cursos livres, conhecimentos além de universidade. Não há um curso superior específico para o profissional da massoterapia. Para tanto, cursos sobre as diversas áreas da massoterapia são ofertados e muito concorridos. Por vezes, alguns profissionais têm seu diploma iniciado na área de Fisioterapia, porém acabam optando pelos cursos livres como forma de enriquecimento profissional.

Como é o mercado para o profissional da massoterapia?

É um mercado de trabalho crescente para esse profissional da saúde. Há alguns anos, haviam poucos lugares destinados à terapia, relaxamento e bem-estar. Porém, com a expansão da economia e o trabalho sendo cada vez maior – e o consequente estresse aumentando – a massoterapia ganhou um grande espaço entre as profissões buscadas pelos jovens profissionais que desejam integrar o mercado de trabalho.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade