Profissão de office-boy. Curso, salário e regulamentação

Perguntas e respostas sobre o office-boy. A profissão é regulamentada? É necessário fazer algum curso para ser office-boy? Qual é o salário deste profissional, entre outras perguntas.

» Página Inicial


O que faz um office-boy?

Toda empresa, seja ela grande ou pequena, precisa de uma pessoa que faça os serviços simples do dia a dia. Embora mais simples, são serviços que demandam tempo e precisam de alguém para fazer. Com isso um office-boy pode ser útil para isso, que além de servir como aprendizado para ele, traz benefícios para a empresa.

O termo office-boy vem do inglês, onde office é escritório e boy é menino, garoto, jovem.

Entre as atividades que normalmente ele desempenha nas empresas, estão:

Enfim, coisas que fazem a diferença para o funcionamento da empresa, mas que, se fossem feitas por outros funcionários que já possuem outras funções, poderiam não ser executadas da forma atenciosa que os office-boys/girls fazem, afinal, estas são as únicas funções de um office-boy.

Profissão de office boy

Office-boy é uma profissão regulamentada?

A CLT ainda não possui uma regulamentação específica para office-boy. Regras existem e a lei deve ser cumprida, mas não há um piso salarial nacional estabelecido e nem uma legislação própria para este profissional. Há, no entanto, modalidades específicas de office-boy, como os motoboys (que nada mais são do que office-boys que usam motos para se locomover e cobrir distâncias maiores), que possuem regras mais rígidas e uma regulamentação específica.

É necessário fazer algum curso para ser office-boy?

Como é uma função que não exige grandes conhecimentos em nenhuma área específica, a profissão de office-boy não exige cursos profissionalizantes ou superiores para ser executada. Geralmente a função de office-boy é executada por pessoas mais jovens ou que estão iniciando sua carreira no mercado de trabalho. É comum encontrar pessoas que possuem mais de um emprego, sendo um deles o de office-boy em alguma grande ou pequena empresa. A função de office-boy, aliás, não é muito explorada por empresas de grande porte, já que há setores bem definidos e cada um cuida do seu trabalho.

Qual é o salário de um office-boy?

Os rendimentos de um office-boy não são altos, já que não é necessário ter muito estudo para desempenhar esta função. Normalmente se paga um salário mínimo, mas é possível ganhar mais dependendo da empresa e das funções que são executadas. Office-boys que trabalham com moto ou outros meios de locomoção também podem ter maiores salários. É importante ter em mente que a função de office-boy pode ser uma grande porta de entrada para cargos mais altos dentro da empresa, portanto o estudo deve ser contínuo e a busca por melhores oportunidades deve ser constante.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade