Urologista, quando procurar e problemas no sistema urinário

Perguntas e respostas sobre a profissão de urologista. O que é necessário para se tornar um médico urologista? Quando o homem deve começar a ir em um urologista?

» Página Inicial


O que faz o médico urologista?

De acordo com o Dr. Gustavo da Cruz, a urologia é a especialidade da medicina que trata do sistema urinário dos homens e das mulheres, formado pelos rins, bexiga, uretra e ureteres. Além disso, é o médico urologista o responsável por cuidar do sistema reprodutor masculino, composto pelo pênis, testículos, próstata, vesículas seminais, ductos deferentes e epidídimos.

Urologista

O que é necessário para se tornar um médico urologista?

É necessário cursar os seis anos de formação em medicina, dois em cirurgia geral e, por fim, mais dois em urologia.

Quando o homem deve começar a ir em um urologista?

Desde a infância, pois este médico é o responsável por acompanhar o homem desde o seu nascimento, avaliando os possíveis problemas de desenvolvimento peniano, fimose, entre outros fatores. Ao chegar na adolescência e fase adulta, o urologista será responsável pelos exames de doenças sexualmente transmissíveis (DST), distúrbios sexuais, planejamento familiar, entre outras questões.

Quais são os principais motivos para se procurar um urologista?

Para realizar o exame de próstata, já que apesar de grandes os índices de câncer nesta glândula, se descoberto precocemente, as chances de cura são altas. Também por problemas de disfunção erétil (popularmente conhecida como impotência sexual) causadas por problemas hormonais, vasculares, psicológicos ou neurológicos.

E por que mulheres e crianças também devem procurar um urologista?

Os pais das crianças que fazem xixi na cama devem procurar este especialista, pois a enurese noturna, como é conhecida, é tratada pelo Urologista. Já as mulheres são mais propensas buscar este profissional quando estão com cistite, uma espécie de infecção urinária bastante comum. Além disso ele também é responsável por tratar o cálculo renal, ou pedra nos rins, como popularmente é conhecido.

O que fazer para evitar problemas no sistema urinário?

Beba bastante água e líquidos, de preferência entre seis e oito copos por dia. Não tenha pressa ao urinar no banheiro. Espere até que a sua bexiga seja completamente esvaziada. Lembre-se que longos períodos sem urinar significam que você está ingerindo pouca quantidade de líquidos e que isso poderá aumentar as chances de desenvolver problemas urinários. Evite ingerir cafeína e álcool e a qualquer sintoma diferente no seu sistema urinário ou reprodutor (no caso dos homens), procure o seu urologista. A prevenção é o melhor remédio.

Com informações de: http://drgustavocruz.com.br/o-que-e-urologia/


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade