Médico reumatologista. Formação e mercado de trabalho

Perguntas e respostas sobre a profissão de médico reumatologista. Quais as principais atividades e características desta especialidade, formação e mercado de trabalho.

» Página Inicial


O que é um Reumatologista?

É um profissional na área da saúde responsável por tratar ou prevenir doenças relacionadas aos ossos e articulações. Este profissional é um médico especializado na área de reumatologia.

Quais as principais atividades?

O médico desta área deve ser especialista no assunto para tratar pacientes que cheguem até a consulta ou com princípio de doenças nos ossos e articulações ou já com doenças desenvolvidas. O médico deve examinar, solicitar exames, analisar exames, prescrever remédios e realizar exames de prevenção ou de acompanhamento das doenças. Muitos dos reumatologistas ainda se especializam em cirurgias, que podem ocorrer em alguns casos de doenças.

Quais as características necessárias para esta especialidade?

Qualquer profissional que segue o ramo da saúde precisa entender que estará lidando com o ser humano e com vidas humanas e que, eventualmente poderão ocorrer mortes de vidas que estavam nas mãos deles. Portanto, o medico deve ter um equilíbrio emocional bastante elevado, capacidade de lidar com pessoas (principalmente para dar notícias ruins às famílias), ter responsabilidades, gostar de não ter rotina (a vida humana não espera e muitos médicos são acordados de madrugada para comparecerem ao hospital). Além disso, o profissional da saúde deve gostar de ler e estudar, pois passará a vida toda participando de congressos e treinamentos, além de ter que estar sempre atualizado com as últimas novidades, tecnologias e descobertas na área da saúde.

Formação

Para se tornar um reumatologista, o caminho não é curto. É necessário cursar Medicina, o curso que tem mais candidatos por vaga nos vestibulares das melhores universidades do país. O curso de medicina, quando cursado todas as disciplinas no semestre dura em torno de seis anos. Depois disso, é preciso se especializar na área de reumatologia e cursar mais dois anos. O curso de medicina inclui a fase de conhecimento teórico e no final, é necessário fazer estágio integral em hospitais. Para se especializar, o medico precisar fazer a residência, que garantirá um estudo aprofundado na área específica.

Além disso, a área da saúda está sempre em desenvolvimento, por isso mesmo depois de formado e com a especialização concluída, o medico deve estudar constantemente para não ficar desatualizado e sempre prezar por um bom profissional.

Mercado de trabalho

O médico pode escolher trabalhar no SUS (Sistema Único de Saúde) ou abrir o seu próprio consultório. Se ganha mais dinheiro trabalhando com consultas particulares do que recebendo dinheiro do Estado.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade