Atenciosamente e outras formas educadas em e-mail e documentos

Perguntas e respostas sobre o uso da expressão “Atenciosamente” em documentos formais, e-mails e outras formas de comunicação escrita. Veja o significa e quando deve-se usar.

» Página Inicial


O que significa a expressão atenciosamente?

Atenciosamente é um advérbio que indica que a pessoa fez algo com atenção, cuidado e por isso está indicando, geralmente em documentos ou respostas por e-mail de que a solicitação, declaração ou outra comunicação qualquer foi atentada com o cuidado devido.

Quando e onde o Atenciosamente deve ser usado?

Geralmente nas comunicações escritas, sejam elas formais ou informais. Um bom exemplo hoje é o uso do e-mail e neste caso ela pode ser usada quando você está solicitando alguma coisa ou respondendo a uma solicitação. Outros exemplos podem ser documentos formais dentro de uma empresa, escola ou organização qualquer.

Por que o seu uso é importante no mercado de trabalho?

Seu uso é extremamente importante pois denota que você está atendo ao trabalho e que está prestando atenção nas coisas solicitadas, bem como demonstra educação em seus respostas e solicitações.

Quais os problemas de não usar?

Dependendo do caso é possível usar termos sinônimos e neste caso não haveria prejuízo à comunicação, mas não usar nada para encerrar um pedido, por exemplo, pode indicar falta de educação, cordialidade e até respeito. Logo é importante usar o advérbio atenciosamente sempre que encerrar uma comunicação escrita ou algum sinônimo.

Quais os termos sinônimos que poderiam substituir o Atenciosamente?

Creio que dependendo do tipo de documento ou comunicação que esteja sendo feita, alguns termos sinônimos podem ser usados como: Respeitosamente, Cordialmente, entre outras.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade