Dentista ou odontologista, profissão e especialidades

Perguntas e respostas sobre a profissão de dentista ou odontologista. Qual é o perfil ideal de um bom profissional? Quais são as outras subespecialidades do campo da odontologia?

» Página Inicial


O que faz o dentista?

Dentista, também chamado de odontologista ou odontólogo, é o profissional que realiza serviços odontológicos, tais como limpeza, cirurgias, remoção de dentes (caso necessário), clareamento dental, orientação de como melhor cuidar da higiene bucal e demais tratamentos.

Qual é o perfil ideal de um bom profissional?

O trabalho do dentista é voltado para a área da saúde, sendo assim, os requisitos básicos que denotam um bom profissional são o apreço em lidar com o público, dinamismo, interesse por ciências como biologia, química e anatomia, bem como uma constante busca de aperfeiçoamento e aprendizado.

Quais são as outras especialidades referentes ao campo da odontologia?

Profissão de dentista

A área odontológica oferece para o profissional determinadas subespecialidades, algumas delas são a periondontia (que trata das doenças concernentes aos sistemas de implantação e suporte dos dentes), a ortodontia (que trata da prevenção e tratamento dos problemas de crescimento e amadurecimento da face), a implantodontia (que efetua reabilitações protéticas). Além dessas há também a odontopediatria e a odontogeriatria.

O que é a traumatologia bucomaxilofacial?

Essa é uma subespecialidade da odontologia. Ela consiste em efetuar o tratamento cirúrgico de transtornos da cavidade bucal, pescoço e face. Entre tais transtornos estão traumatismos e deformidades (hereditárias ou não).

O que é a dentística?

É a o ramo da odontologia que atua no campo da estética e da restauração dental. O dentista que optar por essa especialidade estará apto a efetuar clareamento dentário, bem como outros procedimentos de reparação.

Qual a formação do profissional da odontologia?

O dentista deve possuir formação superior no curso de odontologia, bem como pode realizar pós-graduação e buscar mais oportunidades de aperfeiçoamento dentro da sua área de trabalho.

Como acontece na área médica como um todo é muito importante estar atualizado com as últimas novidades e isto geralmente se consegue com a participação em congressos da área, publicações especializadas e outras formas.

Como está o mercado de trabalho para quem almeja seguir carreira na odontologia?

O mercado é promissor. O profissional da odontologia tem alternativas para atuar no atendimento clínico no setor privado, serviço público, bem como seguir a carreira acadêmica e de pesquisa científica. Vale salientar, também, que o ramo industrial também contrata profissionais da área para o desenvolvimento de produtos odontológicos, tendo assim a possibilidade de atuar como consultor científico, gestor ou auditor de odontologia.

Qual é a remuneração de um dentista?

De acordo com o site: https://www.salarios.org.br/#/salariometro, o salário médio de um dentista no Brasil era de  cerca de R$5.000,00, podendo variar de acordo com o local de trabalho e cagar horária semanal. Esta pesquisa foi realizada em maio/2018.

Mas quando olhamos para a questão regional, percebemos que há diferenças no valor médio dos salários de estado para estado. Vejamos alguns exemplos que esta pesquisa nos mostrou:

Esses valores são obtidos através da contratação nos últimos meses e refere-se ao valo médio informado na contratação. O que significa que pode haver salários maiores e menores em relação aos valores informados acima.

Você poderá usar o site acima informado para realizar uma pesquisa detalhada e atualizada para a sua região.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade