Médico otorrinolaringologista ou otorrino, doenças e atuação

Perguntas e respostas sobre o médico otorrinolaringologista ou simplesmente otorrino, como muitos conhecem. Principais doenças tratadas, formação e área de atuação profissional.

» Página Inicial


Qual é a função do otorrinolaringologista?

A otorrinolaringologia é considerada uma das especialidades médicas mais completas e abrangentes. Isso porque o otorrinolaringologista é o médico especializado em tratar dos males localizados no pescoço e na cabeça, mais precisamente. A gênese da palavra “otorrinolaringologista” é proveniente das áreas do seu estudo: “oto” (ouvido), “rhino” (nariz) e garganta (laringo).

De uma forma geral, o médico otorrinolaringologista é o responsável por cuidar da voz, respiração e audição, realizar consultas, detectar qualquer problema visível e acompanhar o tratamento.

Quais são as principais doenças tratadas por um médico dessa área?

Entre as enfermidades que ficam sob os cuidados do otorrinolaringologista, estão a paralisia facial, sinusite, renite, polipose nasal, desvio do septo nasal, alterações das pregas vocais, laringite, perfuração do tímpano, distúrbio do labirinto (labirintite), distúrbios da deglutição, entre outros transtornos.

A avaliação do otorrinolaringologista é deveras importante para a prevenção e tratamento dessas doenças.

Qual é a formação de um profissional dessa área?

Para exercer a função de otorrinolaringologista é preciso possuir diploma de curso superior em medicina e residência na área de otorrinolaringologia. É importante salientar também que o profissional que abraçou essa área deve procurar sempre se atualizar por meio de especializações, cursos, congressos, workshops e demais atividades.

Em nosso país, as primeiras atividades da otorrinolaringologia são relativamente recentes, pois foram efetuadas na Santa Casa de São Paulo há pouco mais de cem anos. Apenas em 1972 que a otorrinolaringologia foi regulamentada pela Associação Médica Brasileira (AMB).

Como é o atual mercado de trabalho para essa área?

O presente mercado de trabalho é bastante amplo e apresenta boas perspectivas, visto que a área da saúde é um bem que demanda uma significativa quantidade de profissionais especializados.

A otorrinolaringologia é uma especialidade bastante procurada. O médico voltado para essa área pode efetuar cirurgias de correção estética, pode realizar trabalhos em clínicas, hospitais públicos ou particulares, bem como atuar no campo da pesquisa científica e acadêmica.

Otorrinolaringologia é igual a fonoaudiologia?

Não. O fonoaudiólogo está apto a efetuar diagnósticos para verificar o grau de determinadas enfermidades tratadas pelo otorrinolaringologista.

Qual é a remuneração de um médico otorrino?

Depende de onde ele estará atuando e da sua carga horária. No caso de concurso público ou contratação para trabalhar na rede municipal ou estadual, dependerá de cada cidade ou estado.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade