Profissão de oftalmologista. Formação, remuneração e características

Perguntas e respostas sobre a profissão de oftalmologista. O que ele faz, quais as áreas específicas e qual é a diferença existente entre oftalmologista e oculista?

» Página Inicial


O médico oftalmologista tem por função prescrever tratamentos, efetuar cirurgias e tratar dos mais diversos transtornos relacionados ao sentido da visão.

O estudo da oftalmologia compreende desvios como astigmatismo, miopia, hipermetropia, catarata, retinopatia diabética, tumores oculares, pterígio, entre outros transtornos.

A oftalmologia apresenta áreas específicas?

Sim, o médico oftalmologista pode se especializar em determinados campos, tais campos envolvem a oftalmologia de doenças relacionadas as vias lacrimais, a doenças orbitárias, entre outras, bem como também existe a oftalmo-pediatria.

Qual é a diferença existente entre oftalmologista e oculista?

Não raras vezes as pessoas confundem as áreas de atuação desses dois profissionais. O oftalmologista é o médico que trata de problemas voltados para a visão, tais como catarata, miopia, entre outros. O oculista, por sua vez, é aquele profissional responsável pela ótica e que não prescreve receitas médicas, apenas as interpreta e serve como um guia para o cliente.

Qual a formação necessária para ser um oftalmologista?

A formação exige diploma de curso superior em medicina, que conta com duração de seis anos. Após isso, deve ser efetuada uma especialização e uma residência na área de oftalmologia de alguma instituição de saúde.

É de extrema importância que após a sua graduação, o profissional prossiga aprimorando ainda mais os seus conhecimentos por meio de oficinas, congressos, cursos, workshops e demais atividades.

Quais são as características de um bom médico?

Um competente oftalmologista precisa de alguns requisitos básicos, tais como apreço pelas áreas biológicas e de medicina, dinâmica de trabalho e sensibilidade para o trato com os pacientes.

Quais são os possíveis locais de atuação?

Esse profissional da saúde pode atual na área clínica ou hospitalar, pública ou privada. É possível, também, seguir a carreira acadêmica.

Como é o atual mercado de trabalho?

O mercado para o profissional da oftalmologia é bastante promissor. Atualmente os cursos, hospitais e clínicas contam com materiais mais avançados que possibilitam diagnósticos mais precisos.

Além disso, sempre há muita demanda de atendimento, pois a visão é um dos principais sentidos humanos e carece de muita atenção e cuidado.

Como é a remuneração desse profissional?

De acordo com uma pesquisa realizada no site: https://www.salarios.org.br/#/salariometro, em maio de 2018, o salário do médico otalmologista gira em torno de R$ 3.266,00.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade