Profissão de almoxarife. Características, qualificações e mercado

Perguntas e respostas sobre a profissão de almoxarife. Quais as características principais que um almoxarife deve apresentar? Qualificações, mercado de trabalho e outras dúvidas.

» Página Inicial


O que faz o Almoxarife?

O profissional que trabalha como almoxarife é responsável pelo estoque de uma empresa. Essa pessoa realiza o recebimento do material do fornecedor, bem como o registro de qualquer movimentação dos materiais e produtos.

O almoxarife é responsável por conferir as notas de entrada enviadas pelo fornecedor, por verificar se o material recebido está correto e não danificado e também registrar no sistema a entrada e saída dos materiais.

Profissão de almoxarife

Quais as características principais que um almoxarife deve apresentar?

O profissional de almoxarifado tem bastante contato com diferentes pessoas dentro da empresa, portanto esta pessoa deve saber e gostar de lidar com pessoas.

Outra forte característica é a organização. O estoque deve estar sempre muito organizado e todos os produtos que entram e saem devem ser registrados para que não vire uma grande bagunça no futuro. O registro e a organização do almoxarifado nunca devem ficar atrasados para que a produção da empresa não seja afetada ou atrasada.

O rápido aprendizado também deve ser uma característica presente no profissional de almoxarife. É preciso aprender sobre os materiais utilizados pela empresa bem como o sistema utilizado por ela para fazer o controle de estoque. Um erro no almoxarifado pode prejudicar a empresa, principalmente se o material for importado ou demorar bastante tempo para ser entregue.

Qualificação para ser um almoxarife?

Não existe um curso superior para este cargo, mas recomenda-se que o profissional tenha licença para dirigir caminhões pesados ou empilhadeiras (não é exigido em todas as empresas, mas não ter a carteira de habilitação para estes veículos poderá restringir na procura de vagas).

As experiências são o que mais contam nestes cargos, portanto se você estiver no início de carreira, é interessante não perder nenhuma oportunidade, mesmo que a vaga não seja muito atraente, mas pelo menos você conseguirá adquirir experiência.

Como é o mercado de trabalho?

Um almoxarife pode trabalhar em qualquer empresa que possua um almoxarifado ou estoque. Seja no ramo da indústria, do comercio de atacado, em depósito de lojas de materiais ou produtos.

Basicamente se pode ter vários níveis de cargo nesta função. Alguns exemplos que encontramos no mercado de trabalho são:

Qual a remuneração?

O salário médio para o cargo de almoxarife é entre R$1.300 e R$2.000. Os benefícios são pagos conforme políticas da empresa. Quando o trabalho é realizado em um ambiente considerado perigoso, ainda é pago a insalubridade sob o valor do salário.

No caso de encarregado, gerente ou supervisor a remuneração é bem maior e dependerá muito do porte da empresa, formação e outras qualificações para determinar a questão salarial.

Consulte o site https://www.salarios.org.br/#/salariometro para consultar os salários atualizados das diversas funções dentro do almoxarifado.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade