Médico pediatra. Conheça esta especialidade da medicina

Perguntas e respostas sobre o médico pediatra. Quais são as funções e atividades deste especialista. Como funciona a especialização. Veja as respostas para essas e outras perguntas

» Página Inicial


O que é um pediatra?

O pediatra é o médico especializado e responsável pelos cuidados com a saúde de crianças e adolescentes em diferentes níveis, sejam eles em prevenção, cura ou até mesmo de pesquisa.

Os profissionais de pediatria têm responsabilidades como a de qualquer outro médico, porém voltada para o público específico que, como já citamos, são as crianças, os pré-adolescentes e adolescentes.

Além do diagnóstico e tratamento correto, cabe também ao pediatra a função de orientar os pais sobre os cuidados com as crianças, como o calendário correto de vacinas, alimentação saudável, entre outras.

Formação

Antes de tudo, é preciso lembrar que o pediatra é um médico, portanto a formação inicial é o curso superior em medicina. Mas, além de ser formado em um curso de medicina que seja reconhecido pelas entidades responsáveis, o interessado em se tornar um pediatra, precisa também seguir outros passos.

É necessário passar por uma especialização na área de pediatria para que depois se conquiste o registro profissional como tal em seu estado de atuação. A organização responsável pelo registro de especialista é o Conselho Regional de Medicina (CRM).

Como funciona a especialização?

A especialização é uma grande oportunidade para que os médicos foquem realmente na área em que gostaria de atuar, neste caso, pediatria. Durante esse período, que pode durar de 2 a 3 anos, o profissional terá contato com diversas matérias de conhecimento fundamental para quem quer atuar com crianças.

Entre elas estão anatomia, biologia, psicologia infantil, patologia infantil e fisiologia, por exemplo.

Posso ser ainda mais especializado?

Sim. Hoje em dia, dentro da pediatria, existem diversas outras áreas com grande demanda em que o profissional pode se especializar e atuar. Cardiologia, endocrinologia e infectologia pediátrica são algumas delas.

Como é o mercado de trabalho para os pediatras?

Como praticamente todos os médicos, os pediatras também podem ter o seu próprio consultório ou clínica e ainda atuar em outras instituições, sejam elas públicas ou privadas.

A empregabilidade para médicos em geral é bem maior do que para diversas outras profissões no Brasil, o que torna o futuro de um profissional pediatra dedicado bastante promissor.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade