Médico obstetra, o que é, onde e com quem ele trabalha

Perguntas e respostas sobre o médico obstetra. O que faz um Obstetra? Onde e com quem ele trabalha, quais são as atividades deste profissional, formação e outras dúvidas.

» Página Inicial


O que é o Obstetra?

O Obstetra é o médico que se especializa, após os 3 anos de residência, na área de Obstetrícia e Ginecologia. O profissional é o responsável por estudar os métodos de reprodução da mulher que cuida de suas pacientes no pré, parto e pós-parto, sempre cuidando de seus aspectos patológicos e fisiológicos.

O que faz um Obstetra?

O profissional da área é o responsável por acompanhar o desenvolvimento do feto e também para acompanhar a grávida durante todas as suas semanas de gravidez. Com isso, é ele quem cuida dos exames pré-natais e é um dos profissionais que mais tem ligação com os pais, já que é o profissional que mais inspira confiança.

O que preciso para ser um Obstetra?

Médico

Além de ser formado em Medicina o obstetra também se especializa e adquire conhecimentos em psicologia e saúde da mulher. Isso porque, por conta das alterações hormonais, muitas mulheres acabam sofrendo com depressão pós-parto.

O profissional também precisa ter sensibilidade metodológica, proatividade, interesse pelo corpo humano e também por ciências biológicas. Além disso é preciso cuidado e bom relacionamento pessoal, já que cabe ao Obstetra dar toda as informações do feto para os pais.

Qual formação o Obstetra precisa ter?

O profissional da área necessita ter diploma em Medicina (com duração de 6 anos) além de se especializar e ter também a residência médica em Ginecologia e Obstetrícia, por pelo menos 3 anos (tempo de residência médica).

O curso deve ainda ser reconhecido pelo MEC e o profissional pode prestar concurso da FEBRASGO, Federação Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrícia.

Entre as áreas estudadas pelo profissional dessa área estão a biologia, anatomia, biologia molecular, medicina preventiva, genética, farmacologia, psicologia médica, patologia, epidemologia, entre outras.

Além disso, o profissional Obstetra tem que estar em constante atualização profissional, já que a área conta com tecnologia de ponta e muitos estudos sobre reprodução e fertilidade feminina.

Quais são as atividades de um Obstetra?

Entre as competências do Obstetra estão as consultas realizadas com a mulher, assim como a orientação das pacientes sobre a importância do acompanhamento médico durante a gestação. Além do aconselhamento pré-natal, realiza de todo o histórico do feto e da paciente com base em exames específicos durante a gestação, bem como intervenções terapêuticas necessárias.

O obstetra tem também a função de conhecer o histórico familiar da gestante e acompanhar a evolução e saúde do feto, sempre orientando os pais com relação ao desenvolvimento da criança.

Onde trabalha o obstetra?

Ao contrário do que muita gente imagina, o obstetra pode realizar partos em hospitais, residências e também em clínicas, tudo de acordo com a necessidade do quadro.

Por isso, o profissional da área pode trabalhar em um rede pública ou privada de hospitais ou ter um consultório próprio para atendimento.

Qual a faixa salarial de um Obstetra?

De acordo com a legislação brasileira, o profissional da área deve receber 3 salários mínimos por 20 horas semanais de trabalho. No entanto um projeto de lei procura alterar esse valor para R$ 9 mil.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade