Profissão de cerimonialista. Remuneração, mercado de trabalho

Perguntas e respostas sobre o cerimonialista. O que é, qual a remuneração, mercado de trabalho, formação necessária para o exercício da profissão, entre outras questões.

» Página Inicial


O Cerimonialista é o responsável pela produção das cerimônias, como casamentos, bodas e formaturas, entre outros tipos de eventos possíveis. Assim sendo, é o profissional encarregado de organizar a cerimônia como um todo, o que significa que ele atua orientando os convidados, verificando se o buffet está em ordem e cuidando dos horários, entre dezenas de outras atividades importantes em um evento solene.

Cerimonialista de casamento

Remuneração

A remuneração é bastante variada. Basicamente, os cerimonialistas mais reconhecidos do mercado são os que cobram mais caro devido à fama de ter realizado eventos bem sucedidos, enquanto os que estão em início de carreira costumam cobrar um preço mais tímido. Um casamento completo, por exemplo, pode render cerca de R$5 mil a um bom cerimonialista, que está preparado para realizar grandes eventos.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o cerimonialista, atualmente, se encontra favorável, aberto e receptivo, já que este profissional é cada vez mais solicitado em eventos importantes, como casamentos, bodas, formaturas, aniversários, aberturas de empresas e comemorações. O cerimonialista pode trabalhar em empresas de eventos ou de forma autônoma e a remuneração é variada, de acordo com o tamanho e tipo de evento.

Formação Necessária

Oficialmente, não é necessário ter formação alguma para atuar como cerimonialista. Porém, em um mundo competitivo como o dos eventos, é essencial ter algum curso e mostrar sua qualificação para atrair clientes e conquistar fama na área. Existem excelentes cursos, e de curta duração, para a capacitação de cerimonialistas, com opções mais específicas, como as dos profissionais que estudam exclusivamente os casamentos.

Regulamentação

A profissão de cerimonialista não é regulamentada, sendo que a maioria desses profissionais atua de forma autônoma na organização de eventos ou em empresas especializadas em eventos. Assim sendo, não há exigências ou normas para que uma pessoa possa atuar como cerimonialista.

Principais características de um Cerimonialista:


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade