Profissão de carpinteiro e marceneiro, mercado de trabalho

Perguntas e respostas sobre a profissão de carpinteiro e marceneiro. Como é o mercado de trabalho para essas profissões? Veja as respostas a essas e outras perguntas.

» Página Inicial


O que é um carpinteiro?

O carpinteiro é o profissional especialista em trabalhos feitos com madeira em estado bruto. Ele constrói artigos diversos para a construção civil e naval, além de criar móveis, ferramentas, telhados, janelas, venezianas, assoalhos, guarnições, portas, deques, esquadrias, escadas e outros objetos.

Máquina de carpintaria

O que é um marceneiro?

Ele se diferencia do carpinteiro por não trabalhar especialmente com a madeira maciça. O marceneiro se dedica a um trabalho mais artístico e artesanal com a madeira, utilizando a criatividade para construir e restaurar diversos tipos de objetos, sejam eles funcionais ou decorativos. Alguns marceneiros trabalham com obras de arte, sendo encarregado dos acabamentos clássicos.

Marcenaria

O que é necessário para ser carpinteiro?

Um carpinteiro precisa ter um conhecimento aprofundado em madeira em seu estado natural. Ele utiliza diversas ferramentas no exercício da profissão, como serrote, serra circular, furadeiras com brocas, grampos, prumo, trena, formão, alicate, chaves de diversos tipos, esquadro, martelo, giz de linha, etc. Devido à diversidade de pequenas operações que um carpinteiro precisa realizar, ele precisa ter um bom preparo físico, além de resistência para poder trabalhar em diferentes temperaturas.

O que é necessário para ser marceneiro?

Um marceneiro precisa ter, antes de tudo, um senso estético mais apurado. Ele usa muitas ferramentas e máquinas especiais. No seu trabalho é preciso realizar funções diversas, então um marceneiro necessita de técnicas para o manejo das ferramentas, de maneira que elas obtenham o resultado estético desejado. Para fazer com que a madeira adquira certa forma, um marceneiro perfura, lixa, entalha, raspa, ajusta, fixa objetos, mede, etc. A função de “moveleiro” está ligada à marcenaria. Para se especializar nesse segmento profissional, um marceneiro precisa aprender a usar diversos tipos de laminados e folhas.

Como é o mercado de trabalho para essas profissões?

Dificilmente um marceneiro e um carpinteiro ficam sem trabalho. O mercado se expande cada vez mais para esses cargos. Apesar disso, é necessário se aprofundar no conhecimento da carpintaria e marcenaria, pois bons profissionais ainda são raros. A melhor maneira de garantir lugar no mercado de trabalho é dominar os conhecimentos relacionados ao trabalho. Empresas estão sempre em busca de profissionais que combinem conhecimento aprofundado e dedicação ao exercício do trabalho.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade