Tipos de notícias: imediata e cronológica, de interesse e mais

Perguntas e respostas sobre tipos de notícias e oque são cada uma delas. Veja uma breve descrição mostrando a variedade e formas de se comunicar um fato e acontecimento ou simplesmente informar.

» Página Inicial


Notícia é um conteúdo transmitido por alguns meios de comunicação que informa sobre um fato incomum que, sendo de interesse público, merece ser conhecido por uma determinada comunidade. Notícia é qualquer tipo de informação que apresente um acontecimento novo, recente ou que divulga uma novidade sobre uma situação já existente. A origem da palavra "notícia" provém do Latim, em que “notitia” significa “notoriedade; conhecimento de alguém; noção”.

Tipo de notícias

Futuro das notícias

Com as mudanças tecnológicas e o surgimento da internet e das mídias digitais, as notícias estão cada vez mais rápidas e presentes na vida das pessoas de maneira multiplataforma. Uma informação pode ser disseminada com muita rapidez e atingir patamares antes inalcançáveis no jornalismo tradicional.

Imediata e especial

Imediata: esta é a notícia de que narrar os acontecimentos mais recentes, no caso do jornal, envolver os acontecimentos do dia anterior, enquanto na televisão e transmissão de rádio pode ser mais imediato.

Especial: Esta notícia aborda fatos que foram desenvolvidos simultaneamente em diferentes espaços físicos, mas mantêm relações com o outro. Tal é o caso, por exemplo, dos Jogos Olímpicos, em que vários eventos simultaneamente em diferentes lugares e diferentes jogos são jogados. A notícia especial poderia fazer uma abordagem para o mais importante dia anterior, incluindo resultados e análise das várias competições.

Efemérides

Através dessas notícias um assunto que corresponde à vida pessoal de um personagem importante ou uma determinada comunidade é abordado. Uma característica desta notícia é que o dia em que a notícia é publicada é sempre uma data de extrema importância, por exemplo, a data de nascimento ou morte de um personagem, o centenário de um país, evento ou comemoração.

Cronológica

Esse tipo de notícia é caracterizada por narrar os eventos de notícias na ordem em que ocorreram. Nem todas as notícias são elaboradas desta forma, uma vez que o leitor deve ler todo o conteúdo para entender o que aconteceu. Não é outra notícia, no entanto, que são escritas em ordem de importância e onde a essência é condensada no primeiro parágrafo, que permite que apenas lê-la, entender a essência do fato. A partir de uma narrativa ordenada disso, ele permite que o leitor compreenda a notícia mais facilmente. Esta notícia também é usada para narrar a biografia de uma personalidade falecida, fazendo um percurso cronológico dos momentos mais importantes de sua vida.

De interesse humano e situação?

Este tipo de notícias apelam diretamente para as emoções do receptor. Um exemplo seria como é a vida de uma criança que perdeu sua casa e sua família após um terremoto.

Situação: escrito em forma de relatório, eles não têm de lidar com um fato imediato. Muitas vezes, são escolhidos temas que são interessantes para a sociedade e têm uma permanência no tempo, ou seja, podem ser publicados em qualquer época do ano, tais como o uso de drogas, o trabalho infantil e o desemprego. Estas notícias adicionam novas informações para o noticiário e ressaltam os pontos mais importantes, permitindo que o leitor a analise e tire suas próprias conclusões.

Notícias complementares

Como o próprio nome sugere, esta notícia ajuda a complementar outras que são geralmente importantes. No caso de jornais, elas são colocadas sobre a mesma página que o principal, enquanto o rádio e televisão são um atrás do outro. Geralmente, notícias complementares incidem sobre alguns dados de cor, anedóticos ou em alguma personalidade envolvida no ato ou outros eventos de notícias relacionadas.

Notícias na internet

Diversos veículos de comunicação estão aderindo a internet e aos portais (sites) para reunir e distribuir conteúdos, notícias e acontecimentos em tempo real, de forma rápida e abrangente. Hoje em dia uma notícia pode ser encontrada facilmente na internet sem mais a necessidade de ficar esperando o jornal impresso ou a televisão.

Notícias nas redes sociais

As redes sociais tornaram-se plataformas essenciais na vida das pessoas. Pensando nisso, jornais, emissoras de tv, revistas e sites usam as redes sociais para divulgar suas notícias e ter um alcance mais amplo. O único cuidado em ler notícias nas redes sociais é buscar por fontes e veículos confiáveis pata se certificar da veracidade das informações.

Furo de reportagem

As notícias chamadas de furo de reportagem são aquelas que são noticiadas pelos jornalistas ou veículos de comunicação em primeira mão antes de outros veículos. São notícias exclusivas que geralmente apenas um único veículo consegue antes dos demais.

Tendenciosas

Notícias tendenciosas geralmente são usadas por é veículos de comunicação e possui certa postura na comunicação. Elas costumam ser exageradas para aumentar a audiência dos telespectadores ou dos leitores. E às vezes possuem posicionamento da publicação ou de seus representantes.

Colaborativas

Com o crescimento da internet, redes sociais e o imediatismo das notícias, surgiram as notícias colaborativas. Este tipo de notícia não necessita de um veículo de comunicação ou jornalista, mas sim de uma pessoa comum que esteja vendo um fato ou acontecimento ao vivo e compartilha na internet com sua rede. Atualmente existem alguns portais que publicam notícias enviadas pelos espectadores.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade