Profissão de escriturário. O que é, importância e remuneração.

Perguntas e respostas sobre a profissão de escriturário. O que é, qual a importância do escriturário? Como é a remuneração? Entre outras perguntas e respostas.

» Página Inicial


O que é ser escriturário?

Escriturário deriva de escrita. Pois bem, já entendemos a partir deste ponto que é um profissional que trabalha com escrita. Assim, o Escriturário é o profissional responsável por efetuar a organização das atividades contábeis de uma empresa específica. Dessa forma, ele também tem a função de registro dessas atividades realizadas como forma de organização dos sistemas da empresa.

O que é preciso para ser escriturário?

Conceitos de administração e economia são indispensáveis para esse profissional. São os profissionais destas áreas que regularmente procuram esse tipo de vaga. Devido aos trabalhos serem muito ligados com as ciências contábeis, o profissional Escriturário necessita dos conhecimentos matemáticos atrelados aos conhecimentos organizacionais da língua portuguesa.

Quais as atividades exercidas por este profissional?

Registro de débitos e créditos, registro sobre tributações, registro de dados e informações em dia. Colocação de fichas e livros de registros da contabilidade em dia. Deixar as informações sempre organizadas para que, quando necessárias utilizá-las, elas estejam em perfeita ordem de organização e entendimento. E, sempre que possível, realizar relatórios semanais/mensais dos dados contábeis da empresa para os chefes.

Profissão de escriturário

Como é o mercado de trabalho da profissão?

O vasto mercado de trabalho atrai, e muito, os profissionais que saem em peso dos cursos de Economia e Administração. O grande número de empresas que contam com escriturários abre os olhos dos diversos profissionais dessa área que combina ciências humanas e ciências exatas. Além do grande número de concursos públicos ofertados para a vaga, inúmeras empresas contam com esses profissionais no setor da contabilidade.

Qual a sua importância e como é a remuneração?

A bagunça do setor de contabilidade da empresa necessita de um organizador. Alguém que coloque tudo em ordem para que os chefes não enlouqueçam na área desse setor, que é tão importante para o sucesso de uma empresa. A remuneração é algo que varia muito, mas que fica na faixa de R$ 2000,00, podendo esse valor ser maior ofertado em concursos públicos.

Qual a diferença entre o trabalho do escriturário e do auxiliar administrativo?

Há sempre a confusão quanto ao trabalho do escriturário e do Auxiliar Administrativo e suas funções na empresa, sendo muitas vezes confundido. Enquanto que o Auxiliar Administrativo apenas é o braço direito da administração da empresa, com algumas funções de escritório mais específicas, o Escriturário tem uma relação muito mais forte com a área contábil, portanto tendo que ter um conhecimento mais profundo de área administrativa e econômica.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade