Profissão de mineiro. Diferença de minerador e outros

Perguntas e respostas sobre a profissão de Mineiro. Qual a diferença entre mineiro e minerador? Por que é uma das “piores” profissões do mundo?

» Página Inicial


O que faz um mineiro?

O Mineiro tem a importante profissão da retirada de pedras preciosas do subsolo e produzir ligas com eles. É uma profissão que requer muita boa vontade devido às inúmeras dificuldades encontradas ao longo do percurso, já que é uma profissão onde o empregado não fica sentado em uma mesa selando arquivos. Não. O contato com o solo é diário e o esforço físico é exorbitante.

Qual a diferença entre mineiro e minerador?

Não há propriamente uma diferença entre ambas. Segundo o dicionário Aurélio, ambas as palavras são sinônimas e podem ser usadas igualitariamente. A dúvida circunda a população devido à cultura criada de que minerador era o trabalhador que colocava a mão na massa (ou na pedra, nesse caso), enquanto que o Mineiro era quem financiava a exploração.

Por que esta é uma das “piores” profissões do mundo?

Máquina de mineração

Seus riscos são enormes. Desde a prisão dos mineiros chilenos no Chile, a população pode ver a dificuldade da profissão que enfrenta todos os dias o perigo de um desmoronamento das minas e condições complexas de trabalho diário, muito pela dificuldade em oferecer condições boas de trabalho, já que as atividades ocorrem em cavernas subterrâneas sustentadas por estruturas simples que são rapidamente montadas.

E por que ainda atrai muitos bons olhares para pessoas em busca de emprego?

O salário é algo que ainda atrai muitos olhares pelo motivo da grande quantidade de vagas disponíveis e o salário ser algo de grande atração aos jovens que necessitam adentrar no mercado de trabalho. E não só jovens, homens com mais idade – alguns demitidos dos empregos de anos e anos – buscando entrar novamente no mercado de trabalho com seus 40 anos de idade. O vasto número de oportunidades e os salários agradam, apesar de seus riscos iminentes.

Como se tornar um mineiro?

Para se tornar um Mineiro é necessário a obtenção de uma concessão que o possibilita explorar as terras em busca de minérios que não estejam sobre proteção do monopólio governamental (petróleo, gás natural e substâncias radioativas). Essa concessão permite que o minerador explore uma área que pode compreender entre 50 ha. até 2000 ha.

Como é o salário da categoria?

O salário da categoria é relativamente bom, já que não há a necessidade de escolaridade ou cursos específicos. Há o aprendizado com os próprios trabalhadores da mina. Por isso, os salários variam muito conforme função. Podendo ficar entre R$ 3 mil a R$ 10 mil reais, estima-se.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade