Carta de apresentação e recomendação. Modelo e definição

Perguntas e respostas sobre carta de apresentação e recomendação. Veja um modelo, definição e as diferenças entre a carta e um currículo, por exemplo. Veja a nossa FAQ.

» Página Inicial


O que é uma carta de apresentação?

Em muitos locais é necessário que a pessoa faça uma apresentação de si mesmo, isto pode acontecer em empresas quando a pessoa está pleiteando uma vaga de trabalho, em uma agremiação para efeito de acesso, em uma igreja, na escola ou faculdade, entre outros. Esta apresentação poderá ser verbal, mas em muitos casos é requerido a carta de apresentação, onde a pessoa deverá fazer por escrito sua apresentação.

Qual a diferença entre carta de apresentação e carta de recomendação?

Como explicado acima, na primeira é você mesmo que deve se apresentar e portanto e você falando de você. Já a carta de recomendação ocorre quando outra pessoa, geralmente um superior ou mais competente, faz uma recomendação de você.

Além do ambiente empresarial e de trabalho onde é mais comum o seu uso, há também outros exemplos, como acontece em algumas igrejas evangélicas. Normalmente quando um membro muda de cidade, é comum o pastor redigir uma carta de recomendação que será entregue ao novo pastor da outra cidade a fim de atestar que aquela pessoa é de boa índole, fazia parte da membresia da igreja e tem boas recomendações.

modelo de carta

Quais os exemplos de carta de recomendação?

A empresa que você trabalha poderá fazer uma carta de recomendação de você para que facilite a sua contratação em outra empresa, isto acontece quando você é demitido sem justa causa. Algumas igrejas evangélicas também tem o hábito de fornecer carta de recomendação para seus membros, quando esses mudam de cidade e consequentemente de congregação. A carta deve ser então entregue na nova congregação para que você seja conhecido de antemão.

Qual a diferença entre carta de apresentação e currículo?

O currículo deve ser mais completo e fornecer informações detalhas e sistemáticas sobre você, sua formação, experiência profissional, anseios naquela empresa, entre outras informações. A carta de apresentação é mais direta e resumida. Ela também deve ter uma linguagem diferenciada, já que o currículo normalmente é organizado por tópicos, enquanto que a carta deve ter uma redação comum.

Como deve ser o teor de uma carta de apresentação?

Abaixo um modelo de carta de apresentação para uma empresa, visando uma vaga de trabalho:

Prezados Senhores

De acordo com a solicitação de vocês, estou enviando meu currículo para vossa apreciação.

Sou formado em Ciência da Computação, com pós-graduação em banco de dados. Possuo inglês fluente e tenho mais de 10 anos de experiência em sistemas ERP de médio porte.

Entre minhas características estão liderança, organização, responsabilidade e dinamismo.

Tenho disponibilidade para viagens, caso necessário.

Coloco-me a disposição para eventual entrevista ou demais esclarecimentos.

Atenciosamente

Fulano de Tal


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade