Profissão de pizzaiolo. Cursos e seu trabalho nas pizzarias

Perguntas e respostas sobre a profissão de pizzaiolo. Precisa de algum curso para ser um pizzaiolo? Eles só podem trabalhar em pizzarias? Veja as respostas para essas e outras.

» Página Inicial


Pizza, esta é a palavra que resolve qualquer impasse quando surge a dúvida do que comer quando as pessoas estão reunidas. Quem nunca se deparou com uma discussão em família ou com os amigos sobre o que comer? Basta sair de casa e não demora muito a conversa vem a tona e entre uma sugestão e outra a pizza sempre é bem vinda e muitas das vezes é a opção preferida.

Um pizzaiolo é o profissional responsável por fazer as pizzas e abaixo veremos um pouco mais sobre esta profissão.

O que um pizzaiolo faz?

Ele pode ser considerado um cozinheiro de pizzas. Vai preparar toda a pizza até ela chegar quentinha em sua mesa ou casa. Ele faz as massas para a pizza, geralmente com farinha de trigo, depois fica encarregado de fazer os recheios e temperá-los. O pizzaiolo pode sair dos sabores tradicionais e brincar com os ingredientes. Pode preparar pizzas novas, de sabores inovadores. Os recheios podem ser doces ou salgados e, além de preparar, assar e finalizar a pizza, o profissional também pode atuar como supervisor dos locais de trabalho, orientando as atividades de outros pizzaiolos.

Pizza

Precisa de algum curso para ser um pizzaiolo?

Não. Basta a pessoa ter afinidade com o meio da cozinha, saber fazer uma deliciosa pizza, mexer com temperos, ter criatividade, organização, mexer com o forno e, principalmente, ter muito cuidado com a higiene. Tanto a higiene pessoal como a higiene do local ficam por conta do pizzaiolo. É preciso deixar sempre o local limpo e atraente aos clientes.

O único pré-requisito geralmente pedido é que tenha o primeiro grau completo. Porém, a boa notícia é que existem cursos disponíveis para este ramo, com o intuito de fazer com que as pessoas aprendam cada vez mais, se aprimorando e aperfeiçoando as técnicas, além de focar na questão de gerenciamento, caso alguém pense em abrir um negócio próprio. O SENAI e o SENAC, por exemplo, são lugares que dão cursos para a profissão.

O que um pizzaiolo deve ter?

Além dos itens já ditos a cima, o pizzaiolo precisa ter noção de tempo e paladar apurado. Precisa ser cuidadoso, calmo e habilidoso. Estar disposto a críticas e saber reconhecer os erros. Na verdade, o profissional deve ser o mais cauteloso possível, evitando que estes erros aconteçam. É necessário saber lidar com o público.

Pizzaiolos só podem trabalhar em pizzarias?

Não. Pode trabalhar também em bares, restaurantes, eventos e até festas de aniversário ou comemorações de casamento, por exemplo.

Qual a origem da pizza?

A pizza surgiu no século XVII, na Itália, em Nápoles. Ela se originou de uma massa fina assada, chamada lagano. Essa massa era cozida com verduras, na época.

A primeira pizzaria italiana foi aberta no ano de 1830, e as pizzas só foram chegar ao Brasil em XIX, a partir da imigração italiana.

Hoje ela é considerada um dos pratos mais consumidos no Brasil. Em alguns locais, como São Paulo por exemplo é bem provável que ela só perca para o tradicionalíssimo arroz com feijão. Por ser rápida, relativamente barata e fácil de fazer, muita gente opta por ela como cardápio noturno, apesar de ela não ser muito saudável e seu consumo não deve ser exagerado.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade