Profissão de sushiman. O que é e o que ele faz

Perguntas e respostas sobre a profissão de sushiman. O que ele faz? Existe um uniforme específico para o sushiman? Veja as respostas a essas e outras perguntas.

» Página Inicial


O que um sushiman faz?

Ele é o responsável pela preparação de pratos típicos japoneses, especializado em sashimi, sushi, entre outros itens da culinária. O nome “Sushiman” é fruto da tradição japonesa, em que não era permitido às mulheres preparem sushis, devido às mudanças hormonais. Entretanto, este mito não existe mais e elas são bem-vindas nesta arte gastronômica.

Existe um uniforme específico para o sushiman?

Geralmente ele utiliza um quimono branco e uma faixa na cabeça.

Existe uma faculdade para se tornar um sushiman?

Não. Para trabalhar nesta área é necessário apenas possuir o ensino fundamental completo e realizar cursos profissionalizantes, onde serão ensinadas as melhores técnicas para se preparar os pratos, assim como os cortes ideais, como realizar o melhor tratamento do peixe, decorações de pratos para ocasiões especiais, entre outros itens, além, é claro, de cuidados de higiene na manipulação dos alimentos.

Há regulamentações para o sushiman?

Não, não há.

Quais são as características necessárias para se tornar um sushiman?

É preciso demonstrar grandes habilidades manuais, principalmente no manuseio de facas, agilidade física para preparar os alimentos em curtos espaços de tempo, conhecimento do correto preparo dos alimentos in natura, criatividade para montar pratos atraentes aos olhos dos clientes, capacidade de distinguir odores para não servir peixes estragados, por exemplo, além de possuir um bom atendimento aos clientes e organização dos itens de trabalho.

Onde o profissional pode atuar?

Em restaurantes japoneses, temakerias e outros locais de alimentação.

Qual é o salário inicial?

Está atualmente na faixa de R$ 1800,00, podendo variar de acordo com o local de trabalho, como por exemplo, tamanho do restaurante, média de clientes, entre outros fatores.

Quem é o melhor sushiman do mundo?

Jiro Ono, de 89 anos, possui um pequeno restaurante em Tóquio, onde cabem apenas dez pessoas dividas no subsolo de um prédio. Sua história já foi retratada no documentário Jiro Dreams Of Sushi, onde é mostrado a sua dedicação ao trabalho. A obsessão pelo sushi perfeito é tanta que em seu restaurante não é servido bebidas ou aperitivos, apenas sushis. Para saborear estas delícias, é necessário fazer uma reserva com um mês de antecedência e desembolsar aproximadamente 30 mil ienes, o equivalente a R$ 942,00 por 15 minutos de duração.

Existe “sushiman” mulher ou “sushiwoman”?

Sim, a “sushiwoman” apesar das lendas e preconceitos, existe em número bem maior do que se imagina.

Porque dizem que mulher não pode fazer sushi?

É comum ouvir dizer que o sushi e seus derivados não devem ser manipulados por mulheres por causas do calor das suas mãos que sofrem variedade de temperatura, devido os fatores hormonais diminuindo assim a qualidade dos alimentos, o que já foi comprovado que é uma grande equívoco e até mesmo um tabu que vem sendo quebrado.

Existe sushiwoman no Brasil?

Sim. Em São Paulo a Alice Celidônio e no Rio de Janeiro a Miriam Moriyana são as mais conhecidas.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade