FGTS - Fundo de garantia: Saldo, consulta e extrato

Veja como consultar seu saldo no fundo de garantia por tempo de serviço através de uma agência da Caixa, pelo website ou receber diretamente em sua casa o extrato atualizado com o saldo e outras informações da sua conta.

» Página Inicial


FGTS é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, um dos mais importantes direitos dos trabalhadores brasileiros. Aproximadamente 8% do salário do trabalhador é depositado mensalmente pelo empregador em uma conta da Caixa, sem descontar na remuneração do beneficiado. O FGTS se acumula, sem expirar, e pode ser sacado como rescisão financeira em caso de demissão sem justa causa, após um período de três anos de inatividade ou para a compra e construção de um imóvel.

Conheça abaixo como consultar o saldo e o extrato.

Como consultar o fundo de garantia

Extrato FGTS Caixa

O FGTS pode ser consultado de diversas formas: em qualquer agência da Caixa, através de um recebimento dos correios, em postos autorizados Caixa, com o Cartão do Cidadão, ou pela internet. De todas, a forma mais simples de consulta é pela internet.

Acessando o portal da Caixa, será preciso criar um cadastro online, que pode ser feito na mesma hora, portando o CPF. Após realizar o cadastro e criar uma Senha Internet, a consulta do FGTS deverá ser feita com o número NIS ou (PIS/PASEP – contido na carteira de trabalho).

Complete os campos como NIS e a Senha Internet e clique em Login E-mail. Será aberta uma janela com as opções de consulta do saldo de extrato FGTS. A consulta pode ser feita no seguinte link: https://servicossociais.caixa.gov.br/internet.do?segmento=CIDADAO01&produto=FGTS

Há também a possibilidade de receber em casa o extrato da Caixa com o saldo atualizado do fundo de garantia. Neste caso a publicação é enviado a cada dois meses, salvo engano. Mas é necessário que o endereço de correspondência esteja atualizado junto a sua conta do FGTS na Caixa.

Tipos de consulta

Saldo FGTS: O Saldo fundo de garantia corresponde ao valor total acumulado de todos os recebimentos até então que não foram sacados.

Extrato Completo: O Extrato completo mostrará todos os recebimentos mensais do FGTS, onde será possível verificar a assiduidade da contribuição do empregador.

Extrato de Contas Inativas: As contas inativas são aquelas onde não acontece mais o depósito do FGTS pelo empregador, ou seja, as contas de empregos anteriores, excluindo o emprego atual. Se o trabalhador não estiver vinculado a nenhum emprego formal na consulta do Extrato, aparecerá que não há saldo para contas ativas (correntes).

Como receber informações do FGTS automaticamente

Na página de consulta, é possível configurar o sistema Caixa para enviar periodicamente a atualização do Saldo e Extrato do FGTS por SMS, E-mail ou bimestralmente em sua residência, via Correios. Dessa forma, será possível acompanhar todas as movimentações automaticamente pelo serviço da Caixa.

Certidão Negativa de Débitos: é possível também fazer a consulta da certidão negativa de débitos do FGTS, que corresponde a uma comprovação de que o empregador está cumprindo com todos os depósitos mensais. Essa consulta pode ser realizada no site da caixa, portando o CNPJ do empregador. Caso a Consulta de Regularidade não esteja disponível, o empregador não está regular com as suas contribuições e essa falta poderá ser buscada no extrato completo.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade