Palestras motivacionais? Objetivos, palestrantes mais requisitados do Brasil

Perguntas e respostas sobre o que são palestras motivacionais? Por que elas fazem ainda tanto sucesso e quais seus objetivos? Quais os palestrantes mais requisitados do Brasil?

» Página Inicial


O que são palestras motivacionais?

Palestras motivacionais são palestras realizadas com o intuito de motivacionar ou passar uma mensagem específica ao ouvinte, para que provoque uma reação de mais produtividade na empresa, melhor aproveitamento de tempo, melhor auto estima, gerenciamento de negócios e etc.

Quais os objetivos das palestras?

As palestras motivacionais tem como objetivo levar algum ensinamento ou mensagem ao ouvinte. Palestras servem para trazer problemas ou soluções de algum tema determinado, melhorar ou reduzir um conflito.

Por que palestras motivacionais estão fazendo tanto sucesso?

Diversas empresas, em busca de motivacionar seus empregados estão contratando palestras motivacionais ultimamente. Além deste principal objetivo citado, existem outros como: passar maior conhecimento sobre a grandiosidade da empresa ou de sua força, aumentar a auto estima no emprego. Palestras, quando funcionam, são uma forma mais barata de garantir rendimento, pois economiza a necessidade da contratação demais mão de obra motivando os funcionários a terem maior rendimento.

Como é a relação entre palestrante e ouvinte?

As palestras, por se tratarem de apenas uma pessoa falando (palestrante), formam um tipo de comunicação de mão única, o que designa aos ouvintes a função de reflexão sobre o que está sendo abordado na palestra. Quando de trata de palestras motivacionais fica ainda mais difícil, pois o método do palestrante de emocionar o ouvinte dificulta o raciocínio sobre as falas ditas. Palestras não são recomendadas como método didático eficaz para aprendizado de algum conhecimento, devido principalmente à comunicação de somente uma direção.

Quais os palestrantes mais requisitados do Brasil?

Entre os palestrantes mais requisitados do Brasil estão: Carlos Hilsdorf, Jussier Ramalho, Oscar Schmidt, Rafael Baltresca, João Carlos Martins, Chieko Aoki, Luiz Felipe Scolari, Içami Tiba, Ives Gandra Martins, José Roberto Mendonça de Barros, Waldez Luiz Ludwig, Stephen Kanitz, Antoninho Marmo Trevisan, Mailson da Nóbrega, Claudio de Moura e Castro, Bernardinho, Paulo Henrique Amorim, João Roberto Gretz, Eduardo Gianetti da Fonseca, Márcia Cristina Gonçalves de Souza, Mário Sergio Cortela, entre outros.

Qual a relação com as críticas?

Por se tratar de um trabalho de comunicação direta com o público, vários tipos de problema podem acontecer. Oscar Schmidt, por exemplo, se envolveu em uma confusão durante uma palestra que o público esvaziou o local da palestra alegando que Oscar estava fazendo tipos de “grosserias” e “baixarias”. A repercussão do caso foi grande e rendeu notícia em vários jornais, dificultando sua contratação para novas palestras.

Há ainda outro aspecto a observar, que muitas palestras são motivadoras, mas não sustentam algo que possa ser aplicado na vida das pessoas ou não trazem uma fórmula aplicada a todos. Isto pode acontecer principalmente naquelas focadas a grupos profissionais específicos.

Elas são válidas, eu mesmo já fui em algumas e são muito boas, mas nem sempre trarão algo muito aplicado e nossas vidas.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade