O que é recursos humanos. Formação, atividades e política de RH.

Perguntas e respostas sobre o que é recursos humanos. O que um profissional de recursos humanos faz? Qual a vantagem da política de recursos humanos? Veja as respostas aqui.

» Página Inicial


O que é recursos humanos?

É área que estuda algumas funções para o andamento das atividades de uma empresa-toda rotina de pessoal-admissão, controle do funcionário, treinamento e desenvolvimento, demissão, acompanhando toda a rotina do empregado.

Qual a finalidade da política de recursos humanos?

Uma política diz respeito a critérios. Que critérios serão utilizados pela organização como um todo -e não somente por alguns-quando se tratar de selecionar,contratar ,avaliar e demitir pessoas?

O que um profissional de recursos humanos faz?

Recursos humanos - RH

Ele tem a função de atrair, reter e desenvolver pessoas talentosas. O profissional de recursos humanos é o responsável pela gestão do departamento pessoal de uma empresa, ou seja, é o profissional que coordena e desenvolve estratégias de atuação e de trabalho para os funcionários de uma empresa. Também é de responsabilidade do profissional dessa área o bem-estar da equipe de funcionários de uma empresa, bem como o cumprimento dos direitos trabalhistas, os pagamentos de todas as contribuições e a contratação e demissão dos funcionários. Além de trabalhar dentro de uma empresa, na gestão de pessoal, esse profissional pode trabalhar em empresas especializadas em colocação e recolocação profissional, prestando consultoria a empresas na tentativa de contratar um profissional. Para tal realiza entrevistas, provas de emprego, reuniões dinâmicas de grupo, etc. O responsável pelo departamento de recursos humanos também pode trabalhar com a orientação profissional, com a aplicação de testes vocacionais e de outras técnicas psicoterápicas.

Fale de algumas curiosidades de recursos humanos:

As relações trabalhistas sofreram inúmeras mudanças até chegar à forma que conhecemos hoje. Antes da Revolução Industrial do século XIX, os artesãos trabalhavam em suas casas, com suas famílias e vendiam ou trocavam sua produção de acordo com suas necessidades. Com a invenção da máquina à vapor, o homem perdeu espaço de trabalho, pois a produtividade das máquinas era bem maior. Sendo assim o homem foi obrigado a deixar de ser o produtor e virar operador das máquinas, vendendo sua força de trabalho pelo preço que o proprietário da fábrica quisesse pagar. Tal fato causou revolta entre a classe trabalhadora, e desencadeou movimentos como o ludismo, que consistia na quebra das máquinas como forma de retaliação ao sistema.

Qual a vantagem da política de recursos humanos?

A vantagem de existir uma política é que ela explicita, para todos os membros da organização, o que se espera de cada pessoa, seja ela ocupante de cargo técnico, administrativo ou de direção.

Quais as principais atividades de recursos humanos?

No caso de um profissional de gestão de recursos humanos de uma empresa: organizar o departamento pessoal da empresa organizar os documentos dos funcionários, elaborar os contratos e cuidar da parte burocrática das contratações e demissões lidar com as relações sindicais administrar o sistema de cargos e de salários administrar os benefícios dos funcionários elaborar estratégia de trabalho para os funcionários organizar os outros departamentos pela visão do logística organizacional de pessoal garantir o pagamento dos tributos e contribuições obrigatórias garantir o cumprimento dos direitos trabalhistas garantir a segurança dos funcionários dentro do local de trabalho estabelecer um elo entre os funcionários e a diretoria da empresa. Além disso, o profissional de recursos humanos atua em todo o desenvolvimento do profissional dentro da empresa.

Qual a formação necessária para atuar em recursos humanos?

Para ser um gestor ou consultor de recursos humanos é necessário que o profissional tenha diploma de curso superior de Recursos Humanos ou de curta duração, nesse caso, existem diversas opções de curso, como o Curso Superior em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade