Médico mastologista. O que faz, formação e trabalho

Perguntas e respostas sobre o Médico mastologista. Qual é o foco principal da atividade ? Qual a formação necessária e mercado de trabalho para este profissional.

» Página Inicial


O que faz um médico mastologista?

Mastologista é o médico cuja especialização é estudar as doenças relacionadas às glândulas mamárias, tantos as benignas como as malignas. O médico mastologista é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças como, por exemplo, o câncer de mama. O mastologista também atua na área de prevenção e acompanhamento em todo tipo de doenças relacionadas à mama. Atualmente, o Brasil possui cerca de 1800 médicos associados na Sociedade Brasileira de Mastologia.

Qual é o foco principal da atividade deste médico?

O médico especializado em mastologista irá tratar qualquer doença ligada à mama – que de forma simplificada é uma glândula, cuja sua principal função é a produção de leite.

Formação necessária?

Para se tornar um médico mastologista, o futuro profissional deve primeiro se graduar em medicina. A formação do curso de medicina dura seis anos e a habilitação é de clínico geral. Após concluir graduação em medicina, o médico tem que fazer uma especialização na área de ginecologia, oncologia ou cirurgia geral, após essas etapas o médico realiza uma especialização e residência em mastologia, que dura dois anos, para aí sim, poder atuar como médico mastologista.

Como é o mercado de trabalho?

Ele tem uma grande área de atuação, pois, o profissional pode atuar em clínicas particulares, hospitais, centro de prevenção da saúde da mulher, ou também como professores universitários de medicina. O mastologista é um médico tão importante como o ginecologista para a saúde feminina, por conta disso, sua atuação é muito ampla na saúde feminina, já que é indicado que toda mulher a partir dos 30 anos, comece a realizar consultas regulares com seu médico mastologista, para que façam exames de prevenção do câncer de mama. Já as mulheres com histórico familiar do câncer de mama, devem ir ao ginecologista e ao mastologista antes dos 30 anos, para que seja feito um acompanhamento preventivo assiduamente.

Qual a média salarial de um médico mastologista?

O médico mastologista ganha um dos maiores salários da medicina, tendo uma média salarial de R$ 8.000,00 mensais.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade