Crea. Profissões que exige CREA, como fazer, entre outros

Perguntas e respostas sobre o Crea. O que é, quais as profissões que exigem o registro neste conselho, como posso fazer o registro e onde o conselho atua no Brasil.

» Página Inicial


O que é o CREA?

Vinculado ao Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CONFEA) - instituído em 1933 -, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) é o órgão incumbido de fiscalizar e regulamentar as profissões da Engenharia e Agronomia em âmbito regional.

Nesse cenário, ele exerce o seu papel em primeira e segunda instância. O conselho verifica, orienta e fiscaliza o exercício das profissões ligadas a ele para defender a sociedade da prática ilegal dessas atividades.

Quais as profissões que exigem o registro no CREA?

Os profissionais que exercem funções nas áreas da engenharia e agronomia têm de se registrar junto ao CREA. Só assim esse profissional terá assegurado seus direitos, tanto como funcionário (direitos trabalhistas), quanto como prestador de serviços.

Até o final de 2010, os arquitetos também tinham a obrigação de se registrar neste conselho, mas o então presidente Luís Inácio Lula da Silva criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e separou a profissão de arquiteto do CREA - anteriormente chamado de Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Como posso fazer o registro?

O profissional (engenheiro ou agrônomo) deve fazer o pedido junto ao diretório regional do CREA. Nesse processo, é exigido o preenchimento de fichas e envio de documentações, pagamento da taxa de abertura e, futuramente, das mensalidades ou anuidades.

Onde o conselho atua?

Todos os estados brasileiros possuem um diretório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia que é responsável por fiscalizar e regulamentar as profissões em âmbito regional. São eles:

AC (Acre)

AL (Alagoas)

AP (Amapá)

AM (Amazonas)

BA (Bahia)

CE (Ceará)

DF (Distrito Federal)

ES (Espírito Santo)

GO (Goiás)

MA (Maranhão)

MT (Mato Grosso)

MS (Mato Grosso do Sul)

MG (Minas Gerais)

PA (Pará)

PB (Paraíba)

PR (Paraná)

PE (Pernambuco)

PI (Piauí)

RJ (Rio de Janeiro)

RN (Rio Grande do Norte)

RS (Rio Grande do Sul)

RO (Rondônia)

RR (Roraima)

SC (Santa Catarina)

SP (São Paulo)

SE (Sergipe)

TO (Tocantins)


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade