Design de Interiores. Áreas de atuação, cursos e outros

Perguntas e respostas sobre a profissão de design de Interiores. Quais características o profissional deve ter? Como está o mercado de trabalho para a profissão?

» Página Inicial


O que faz um designer de interiores?

Ele fica encarregado de conseguir criar um ambiente bacana e harmonioso para o ambiente interno. Irá pensar em todas as etapas da construção para o ambiente, assim como em sua decoração. É o design de interiores que irá escolher os materiais para o acabamento e revestimento da obra, irá colocar os móveis e acessórios que compõe a decoração em seus devidos lugares, além de pensar nas cores que mais combinam com o lugar e em todas as combinações que são cabíveis de acordo com o local.

Entre as atividades que este profissional desenvolve, destaca-se:

Quais características o profissional deve ter?

Design de interior

É preciso ser uma pessoa bem criativa. Ser antenado no mercado, nas tendências e novidades. Conseguir ter um olhar além, respeitando os desejos do cliente e conseguindo mesclar bem as informações. Precisa ter sensibilidade, organização, senso e muito bom gosto.

Como está o mercado de trabalho para a profissão?

As opções para trabalhar na área são boas, há bastantes lugares que contratam designs de interiores. Além do trabalho como consultor autônomo – o que leva certo tempo para conseguir –, o profissional pode trabalhar em imobiliárias, construtoras, lojas de revestimentos, escritórios próprios de design ou de arquitetos, empresas específicas do ramo, loja de decoração, de imóveis, em feiras a parte, shoppings e outros.

Qual curso eu devo fazer?

Pode ser o curso técnico de Design de Interiores que como o nome diz é uma formação técnica e portanto mais rápido e focado exclusivamente na questão do design. Os cursos técnicos sobre o assunto, que são mais focados em alguma área dentro do design em específico. Nesse caso, a duração costuma ser de dois anos.

Também o curso de Arquitetura e Urbanismo que é uma formação completa, não só no design, mas na arquitetura como um todo e também urbanismo. Tem duração de 4 anos e dá a possibilidade de atuar de forma mais ampla, inclusive desenvolvendo e assinando projetos arquitetônicos.

Há outros cursos com formação mais específico ainda, com nomes como: decoração, paisagismo, design de imóveis.

Em quais áreas poderei atuar?

Pode atuar como consultor, criar peças, fazendo o desenho dos móveis; fazer a decoração interna, vendo posição, beleza, tamanho e paisagem; cuidar do gerenciamento do plano de design do cliente, sabendo administrar o dinheiro disponível, comprando móveis e objetos, mão de obra e outros; pensar em todo o projeto do ambiente, fazendo plantas e maquetes, vendo a posição de cada objeto e o estilo que será empregado ali.

Trabalhando como design de interiores, poderei criar projetos para quais locais?

O design poderá ser feito para qualquer lugar que requisitar um projeto assim. Lojas, hotéis, casas, prédios, clínicas, restaurantes, áreas de lazer, órgãos públicos, escolas, cinemas, entre vários outros. O profissional irá trabalhar também diretamente com arquitetos, pintores, pedreiros e outras mãos de obra.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade