Médico proctologista. Área de atuação e remuneração

Perguntas e respostas sobre o proctologista. Qual é a formação necessária para se tornar um médico proctologista? Área de atuação, remuneração e mercado de trabalho.

» Página Inicial


Qual é a área especializada de um médico proctologista?

O médico proctologista é responsável pelo tratamento e pelo diagnóstico das infecções e doenças que ficam instaladas no sistema digestivo, que inclui: ânus, cólon e o reto. Geralmente as doenças que motivam os pacientes a procurarem este profissional é a síndrome do intestino irritável, a hemorroida e a constipação. O médico proctologista está apto para atender tanto pessoas do sexo masculino, quanto pessoas do sexo feminino.

Esta especialização é de extrema importância para a sociedade, pois por meio de exames solicitados por este profissional, é possível diagnosticar doenças mais graves como o temido câncer intestinal e também as doenças venéreas.

Qual a média da remuneração de um médico proctologista?

É uma das especializações mais promissoras na área da medicina atualmente, e a remuneração deste profissional gira em torno de R$ 7.845,54 - porém este valor pode variar de acordo com a sua carga horária.

Como está o mercado de trabalho para esta especialidade?

Como citamos acima, os profissionais desta área estão aptos a trabalhar em casas de saúde (hospitais) públicos e privados, em clínicas e em consultórios. Os grandes centros se encontram com um número satisfatório destes profissionais, porém ainda há uma carência nas cidades mais afastadas.

Qual é a formação necessária para se tornar um médico proctologista?

O médico que deseja atuar na área de proctologia deverá estudar mais alguns anos (de 9 a 11 anos) após a faculdade de medicina (que dura em média 6 anos) para conquistar a especialização. Apenas após este período, ele estará apto a atender os seus pacientes e fazer diagnósticos.

Um pouco de história... Temos a impressão de ser uma especialização recente da medicina, porém a história desta área tem em torno de 5 mil anos, onde constam relatos de procedimentos ou tratamentos proctológicos em diversas civilizações. Segundo relatos, o autor da 1ª publicação acerca da área da proctologia foi feita por John Arderne (1307 – 1392), que era considerado um grande cirurgião na época e, por este motivo, foi batizado como "o pai da proctologia".

Uma triste curiosidade: O câncer de colo-retal ocupa atualmente no Brasil a 3ª posição entre as pessoas do sexo feminino e a 4ª posição de câncer entre os homens. Por esta razão, é muito importante procurar o auxílio de um profissional, sempre que você detectar algo diferente no seu corpo.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade