Profissão de ator ou atriz. Salário e formação

Perguntas e respostas sobre a profissão de ator ou atriz. Qual o salário ou a remuneração, qual a formação necessária para a interpretação e trabalho, entre outras perguntas.

» Página Inicial


Como é a formação profissional para ser ator?

Como um curso de ensino superior, um ator ou atriz precisar o curso de artes cênicas. Havendo outro curso específico relacionado à área também é válido. Concluindo a graduação, o profissional também precisa estar credenciado na Delegacia Regional do Trabalho como atriz ou ator.

Como funciona o curso de artes cênicas?

atriz ou ator

O curso superior para ser ator ou atriz possui duas vertentes: bacharel ou licenciatura. Entretanto, para ingressar na turma, é necessário que o indivíduo faça uma prova de aptidão demonstrando sua capacidade em atuar. Quando passar no teste, o aluno terá aulas sobre História da Arte, Literatura e Filosofia, por exemplo.

Qual a grade do curso?

Balanceada em aulas teóricas e práticas, o aluno aprende cenografia, expressões corporais, interpretação, crítica e direção teatral, aperfeiçoamento de técnicas vocais e outras lições dentro do palco.

Existe uma regulamentação?

Sim, como qualquer profissão como médico ou psicólogo, o ator ou atriz precisa ter em mãos a documentação credenciada e autorizada que garante a atuação no mercado. É vigorada pela Lei nº 6.533 de 1978.

Como funciona o mercado de trabalho para um ator?

Há vários caminhos: televisão, cinema, teatro, escolas de artes cênicas. As vagas sempre estão disponíveis àqueles que possuem desejo e paixão na arte de atuar. Mas para aumentar a probabilidade de contratação, é necessário que o profissional tenha especializações pertinentes em escolas reconhecidas pela classe artística e atrair confiabilidade pelos diretores e cenógrafos da área.

E quanto é o salário?

É difícil ter uma noção básica de quanto um ator ou atriz é remunerado. O que pode ser dito é que o profissional não ganha muito e para ter uma vida financeira estável, é necessário um tempo grande em para adquirir experiência. Dependendo do trabalho a ser feito e da duração de execução, a remuneração varia.

Onde posso me aperfeiçoar como ator ou atriz?

Geralmente, o eixo Rio-São Paulo é onde possui o maior número de emissoras, centros teatrais e companhias artísticas que oferecem mais espaço para receber atrizes e atores, tanto em formação, recém-formados ou com experiência na área.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade