Profissão de boiadeiro. Perguntas e respostas

Perguntas e respostas sobre a profissão de boiadeiro. Essa profissão permite diversão? E quanto a sua situação financeira? Veja essas e outras respostas.

» Página Inicial


Quem é o boiadeiro?

Como o próprio nome já diz, boiadeiro é aquela pessoa que toca, conduz, guarda, faz o manejo e negocia o gado ou o boi. Também conhecido como vaqueiro, essa profissão é digna de esforço, coragem e muita dedicação. Sempre no lombo do seu mais fiel amigo, o cavalo, com o chapéu na cabeça e a bota nos pés, ele anda por vários quilômetros a fim de cumprir a sua missão.

Sem se importar com a beleza física, com o luxo ou mesmo com as roupas e com os calçados, o boiadeiro é um homem simples, porém honesto, que não se lamenta pela sua situação. Pelo contrário, a glorifica, até porque é do boi que ele tira o seu sustento.

A lida com o animal do campo exige que o boiadeiro seja forte e viril para conseguir aguentar a rotina cansativa, já que passa andando de um lado para o outro sempre resguardando o rebanho. Desde tempos atrás, é ele quem percorre os campos, as relvas, as estradas, desbravando o seu caminho e conquistando o seu espaço. Logo, pode-se dizer que a profissão de boiadeiro é uma das mais nobres que existe.

Essa profissão permite diversão?

Com certeza, sim! Muito embora pareça uma pessoa séria e fechada, o boiadeiro não perde o seu contentamento de viver. Sempre com o seu berrante nas costas, ele traz encantamento e divertimento por onde passa. Por meio das suas músicas alegres, empurradas pelo ritmo vibrante, gostoso e agradável, dita o ritmo das festas, caracterizadas pela fartura e pela felicidade de quem participa.

Nas suas canções, normalmente se ouvem prosas a respeito dos seus bois, das suas andanças e da sua vida amorosa, que mesmo curta, é cheia de emoção e vivida intensamente. Onde tiver uma celebração ou comemoração, lá está ele. Seja em grandes rodeios, pequenas feiras ou em um simples encontro ao redor da fogueira, o boiadeiro se faz presente.

Por esse motivo, ele também pode ser chamado de encantado. Rezam algumas lendas que o boiadeiro, na realidade, não morreu com a finalidade de ser espírito. Ele tornou-se um ser maravilhado e transformou-se em algo muito especial, capaz de trazer alegria as pessoas.

E quanto a sua situação financeira?

A profissão de boiadeiro é considerada uma das mais antigas do Brasil. Logo, a primeira anotação no que se refere ao pagamento de salário, cuja recompensa se deu por meio da lida com o boi, foi em meados de 1549. Por isso, há uma lei aprovada pelo Senado que regulamenta e reconhece esta como uma atividade oficial e que terá todos os direitos trabalhistas.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade