Chofer ou motorista particular. O que é, capacitação e outros

Perguntas e respostas sobre a profissão de chofer/motorista particular. Além do transporte de pessoas e objetos, quais são as outras funções de um motorista? Veja outras perguntas e respostas.

» Página Inicial


No que consiste a profissão de chofer/motorista particular?

Esses profissionais dirigem automóveis de passeio para outras pessoas. Podem ser contratados para atender diretores de empresas, viajantes e até mesmo famílias. Atuam de maneira independente e também por meio de vinculo trabalhistas com firmas ou indivíduos.

Além do transporte de pessoas e objetos, quais são as outras funções de um motorista?

O ofício de chofer não se limita apenas a levar passageiros e itens de um ponto ao outro. Geralmente, entre as atribuições do motorista particular está a manutenção do veículo, bem como sua verificação regular. Ou seja, o profissional ajuda a garantir o funcionamento correto do carro. Muitas vezes, pode ser exigido dele algumas tarefas externas como efetuar pagamentos e receber valores.

Como capacitar-se para ser um chofer?

Como a profissão está em alta, há vários cursos que oferecem capacitação para quem quer atuar como motorista particular. As aulas irão abordar desde como se portar até noções de reparos no carro. Não é obrigatório especializar-se, mas um treinamento sempre demonstra interesse em crescer no ofício e é um diferencial na hora de se concorrer às vagas.

O que é necessário para se tornar um motorista particular?

Saber dirigir com calma e atenção, conhecimentos de mecânica e de softwares de navegação. Alguns contratantes precisam que o funcionário saiba inglês. Isso é comum principalmente para motoristas de grandes firmas que transportam representantes de outras nacionalidades. Cabe ressaltar que a imagem do chofer está ligada à apresentação de seu empregador. Sendo assim, é essencial que o motorista particular tenha uma postura profissional respeitosa e séria e cuide da aparência.

Quanto ganha em média um motorista particular no Brasil?

Segundo levantamento, um chofer costuma receber um salário mensal entre R$1.400,00 e R$3.000,00.

Quais são as principais regras para ser um bom motorista particular?

A postura deve ser observada durante a condução do veículo e também no tratamento das pessoas. Direção defensiva é indispensável para a proteção de todos os presentes no carro. Por questão de segurança, se o motorista for esperar por alguém por período longo, recomenda-se desligar o automóvel e ir até um lugar apropriado como a sala de recepção da companhia ou o jardim da residência.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade