Tipos de trabalho: voluntário, social, temporário e noturno

Conheça quais são os diversos tipos de trabalho que podemos exercer, como o voluntariado, atividade na área social, trabalho temporário ou por tempo determinado e atividades noturnas. Veja as definições e as condições de cada uma delas.

» Página Inicial


Mesmo no âmbito das relações comerciais, a noção de trabalho possui diversas compreensões, que vão além dos regimes comuns e da recompensa de salário, a exemplo dos trabalhos noturnos e trabalhos voluntários.

O labor por ser exercido por qualquer pessoa que tenha saúde e condições para o seu exercício. A vida humana em suas diversas dimensões dependem da atividade do trabalho coletivo para a geração de recursos, produtos, serviços, matérias primas, ensino, organização e assistência de diversas maneiras.

Conheça abaixo alguns dos principais tipos de trabalhos existentes na sociedade:

Tipos de trabalho

O que é trabalho voluntário?

O trabalho voluntário, como sugere o próprio nome, origina-se de uma motivação interna e pessoal. É um trabalho realizado de livre e espontânea vontade em que o indivíduo não o executa para receber uma remuneração, mas para colher os frutos diretos da própria ação.

Normalmente, os trabalhos voluntários tem o intuito de ajudar pessoas e acontecem muito na área da saúde e educação, porém, também existem trabalhos voluntários para a colaboração em pesquisas, na área da ciência, tecnologia, e em todas as outras.

Boa parte das ações sociais ou atividades coletivas como em igrejas ou eventos de natureza social são feitas por voluntários. Seu trabalho e contribuição é de extrema importância para milhares de pessoas que dependem deles.

Trabalho social

O trabalho social, podendo ou não ser voluntário ou remunerado, tem por objetivo a melhoria das condições de uma sociedade, como na educação, saúde, resolução de problemas sociais, culturais, dentre outros.

Normalmente os trabalhos sociais são voltados a oferecer serviços para populações que não possuem renda o suficiente para acessá-los de outras formas, e, por isso, a grande parte dos trabalhos sociais não é remunerada ou possuem baixa remuneração.

Trabalho temporário

Com o desenvolvimento das relações capitalistas para todos os âmbitos da sociedade, é comum que pessoas relacionem trabalho temporário como apenas uma forma de trabalho assalariado. E, de fato, a maior parte dos trabalhos temporários acontece dessa maneira. O trabalho temporário é um tipo de trabalho que tem data para terminar, porém, a função em si continua a existir, podendo ser executada por outra pessoa ou não.

É comum encontrar trabalhos temporários em épocas de maior fluxo de comércio, como nos períodos das festas de fim de ano, em que empresas contratam equipes de apoio por um, dois ou três meses.

Trabalho noturno

Os trabalhos noturnos são aqueles que ocorrem no período da noite, normalmente entre 18h e 6h. Essa definição se dá pelo fato de o regime normal de trabalho acontecer durante o dia, geralmente entre 8h e 18h e, como um regime diferenciado, os trabalhos noturnos são regulamentados por normas diferentes.

Pela legislação trabalhista brasileira, os trabalhos noturnos tem remuneração mais alta do que o seu equivalente em horário diurno, o chamado “adicional noturno”, que tem uma taxa adicional de 12,5% (20% para menores de idade) acima do valor diurno. Além do mais, o trabalho noturno possui regulamentações próprias de tempo de jornada (normalmente 4h e 6h) e intervalos.

Essa diferença de regulamentação é justificada por ser um tipo de trabalho que vai de encontro com o padrão de vida normal da sociedade (horário de comercio, bancos, escolas, etc), que causam prejuízos à rotina do trabalhador e também pelo fato de o horário noturno oferecer condições diferentes de transporte e segurança.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade