Profissão de ourives. Perguntas e respostas

Perguntas e respostas sobre a profissão de ourives. O que alguém que deseja ser ourives deve fazer? Desde quando existe a ourivesaria? Como é o mercado de trabalho para esse profissional?

» Página Inicial


O que faz um ourives?

Ourives é o profissional que fabrica, executa e/ou comercializa objetos em ouro e prata.

O que alguém que deseja ser ourives deve fazer?

Existem diversos cursos que ensinam as técnicas necessárias para esse ofício. Atualmente, é possível encontrar até mesmo opção de capacitação a distância para quem não pode ou não quer seguir o método presencial. O trabalho é bastante artístico e delicado, portanto é importante fazer algum tipo de especialização. Além disso, as aulas abordam a utilização dos instrumentos empregados na fabricação das peças e as devidas normas de segurança.

Desde quando existe a ourivesaria?

O ofício de ourives é um dos mais antigos do mundo. Já existem registros dessa atividade há cerca de 4.500 anos. As peças tinham o ouro como matéria-prima e eram feitas manualmente. Os egípcios antigos eram extremamente habilidosos na arte da ourivesaria. Seus objetos e joias de ouro eram muito ricos em detalhes. Durante a Idade Média, os ourives contavam com grande prestígio perante os nobres e a realeza.

Como é o mercado de trabalho para os ourives?

A profissão não é muito difundida entre as novas gerações e, em muitos casos, ainda conserva um caráter de ofício familiar. Consequentemente, existe um bom espaço no mercado de trabalho para quem quer seguir essa carreira, pois há uma procura por mão de obra qualificada no setor. As joalherias de porte menor têm uma demanda por joalheiros artesanais, que são aqueles que realizam todo o processo de produção dos itens a serem vendidos. Já na indústria, faltam polidores e cravadores especializados. Um ourives pode ter ainda um atelier ou oficina e trabalhar de maneira independente.

Qual é a média de salário de um ourives?

Um profissional que atua como ourives recebe cerca de R$ 1,2 mil. Entretanto, os trabalhadores com maior experiência chegam a ganhar mais de R$ 2 mil por mês.

Em que estados do Brasil a atividade de ourives se destaca?

Segundo o IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos), o mercado nacional de joias, gemas, folheados e bijuterias está centralizado, sobretudo, em Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade