Concursos abertos. Inscrições, gratuidade, requisitos e concurso virtual

Perguntas e respostas sobre concursos públicos abertos. Como é possível fazer inscrição para concursos? Eles são gratuitos? Como funcionam e quando abrem as inscrições?

» Página Inicial


Os concursos são oferecidos comumente para cargos públicos, remunerados, de prazo determinado, ou não, com números de vagas limitadas e pré-requisitos que devem ser seguidos. Quando um concurso é aberto, determinadas pessoas (dependendo dos requisitos) podem se inscrever e participar para concorrer à vaga ofertada.

Todos os anos, milhares de vagas de diferentes cargos são ofertados no Brasil, uma vez que os cargos e funções públicas necessitam de processo seletivo para designar pessoas aptas, capacitadas para os serviços. Cada cargo é muito específico e é preciso estabelecer pré-requisitos para que estes sejam aprovados.

Quais os requisitos para concursos no Brasil?

Concursos públicos

Os concursos são devidamente regulamentados pelas leis brasileiras e precisam sempre de autorização do poder público para ser abertos. Os concursos são os mais diversos, para cada função existe um tipo de processo seletivo, com requisitos próprios. Exemplificando, cargos como de polícia exigem, além de provas escritas, testes de aptidão física, outros cargos exigem que os candidatos tenham ensino superior e assim por diante.

Todas as profissões oferecem concursos?

Não. Apenas algumas profissões oferecem concursos, algumas não têm necessidade e nem possuem função pública, não havendo possibilidade de concursos, no entanto, algumas profissões podem tanto oferecer cargos públicos, quanto a possibilidade de trabalhar em empresas privadas, ou por conta própria, como profissionais liberais, ou autônomos.

Outros países oferecem concursos?

Sim. Alguns países, além do Brasil, também oferecem concurso, porém o Brasil dá mais importância para funções e cargos públicos do que outros países, como por exemplo, os Estados Unidos, onde cargos do judiciário (alguns) são mais desvalorizados profissionalmente do que no Brasil.

Como é possível fazer inscrição para concursos?

Quando as vagas de concursos são distribuídas, os interessados devem pesquisar nos sites responsáveis pelas inscrições e preencher cadastros, bem como pagar taxas de inscrição, se necessário for. Estes requisitos podem variar de um concurso para o outro, mas normalmente ocorrem desta forma, porém alguns não disponibilizam inscrições online, ou cobram taxas, por exemplo.

Os concursos são gratuitos?

Nem todos os concursos ofertados são gratuitos, podendo oferecer taxas para participação, ou não. Para maiores informações, é preciso observar as publicações dos editais oficiais e pesquisar sobre cada cargo ofertado e como funcionam seus processos seletivos.

O que é o Concurso Virtual?

Um Site de curso online do Rio de Janeiro que reúne videoaulas, apostilas e professores “virtuais” com conteúdo sobre diversas temáticas para ajudar alunos a alcançarem a aprovação em concursos públicos de todo o Brasil.

Como surgiu essa iniciativa?

A ideia partiu dos professores Marcelo Marques, Alexandre Prado e Rodrigo Menezes que, juntos, têm mais de três décadas de know-how em concursos públicos. Em 2009, um “estalo” na cabeça desses profissionais fez com que eles notassem uma necessidade nos candidatos desses editais: após as aulas teóricas, é preciso fixar o conhecimento e se manter atualizado até o dia da avaliação.

O Concurso Virtual, então, surgiu para suprir tal carência e hoje é o maior curso online presente no Rio de Janeiro.

Qual o material de apoio que o site oferece?

No início, eram apenas módulos de atividades por matérias. Diante de resultados positivos, porém, o site evoluiu e modernizou seu conceito. O Concurso Virtual hoje está munido de meios contemporâneos para transmitir aulas em ambiente digital e também oferece uma enorme bibliografia aos alunos.

O site disponibiliza consultas com professores de qualidade e conta com o apoio de "concurseiros" especialistas, como é o caso de William Douglas, considerado o “guru” dos concursos públicos.

Há algum caso de sucesso?

No concurso do TJ-RJ do ano de 2012, DPE/RJ e MPU, os primeiros lugares foram estudantes do site Concurso Virtual. Alguns números também confirmam o sucesso da iniciativa:

- mais de 280 mil alunos;

- mais de 8 mil cursos;

- mais de 30 mil aprovados em editais;

- mais de 12 milhões de visualizações nas aulas gratuitas;

- mais de 300 mil horas de aula;

- mais de 18 mil videoaulas gravadas.

Onde fica a sede da empresa?

Na Rua Alcindo Guanabara, 24 (4º andar) no Centro do Rio de Janeiro - RJ

CNPJ: 13.582.759/0001-71

CEP: 20031-130

Quais os telefones de contato do Concurso Virtual?

(21) 4063-9118 (Rio de Janeiro)

(11) 4063-1991 (São Paulo)

(71) 4062-9665 (Salvador)

(81) 4062-9319 (Recife)

(61) 4063-6310 (Brasília)

(31) 4063-8463 (Minas Gerais)

(51) 4063-9311 (Porto Alegre)

(85) 4062-9605 (Fortaleza)


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade