Médico nefrologista. Conheça a especialidade

Perguntas e respostas sobre o médico nefrologista. Quais são as principais atividades desta especialidade? Só as doenças que ocorrem nos rins são tratadas por este tipo de médico?

» Página Inicial

O que faz o nefrologista?

A nefrologia é a especialidade da medicina interna voltada tanto para o diagnóstico, como para a prevenção e tratamento de doenças no rim. Dessa forma, o médico especializado nesta área do corpo é o nefrologista.

Essa é então a área da medicina que se dedica para estudos e pesquisas que visem exatamente entender o funcionamento dos rins e de demais doenças renais.

O nefrologista, nesse caso, é um profissional médico de medicina interna, ou seja, atua como um clínico geral – porém, com especialização nas doenças renais.

Entre as principais atividades desempenhadas por este médico estão:

Só as doenças que ocorrem nos rins são tratadas por ele?

Não. Na realidade, toda e qualquer doença que ocorra no rim ou que gere complicações para o mesmo, como é o caso da própria diabetes, que por mais que não esteja situada no rim, pode causar danos ao mesmo, também são tratadas pelos médicos desta especialidade.

Aonde atuam?

Eles são médicos que estão por todo o lado, com atuação constante em hospitais e clínicas. Por mais que pouco se fale sobre nefrologia, na medicina o termo é bastante comum e muitos são os profissionais especializados nessa área, muito ampla e benéfica para a sociedade.

Como é a formação?

Para se tornar um médico especializado em nefrologia o indivíduo precisa de cerca de 10 anos de estudo. Os primeiros seis anos são dedicados ao curso de medicina. Os dois anos seguintes são de residência ou estágio geral, ou seja, para atuação em variadas áreas. E por fim, os últimos dois anos de residência são voltados para trabalhos específicos na área de nefrologia.

Por Redaweb e redação


Veja também: