O que é o número do NIS o como consultar?

Saiba neste artigo o que é o NIS, um código usado pelo governo para identificar os cidadãos para algumas finalidades específicas como o pagamento de certos benefícios sociais destinados a pessoas que atendem aos critérios dos respectivos programas.

» Página Inicial


O governo precisa atender a toda a população e de maneira geral atender às necessidades de todos. Para isso é necessário identificar as pessoas, classificá-las e assim destinar o atendimento e recursos adequado.

A justiça eleitoral por exemplo, usa o número do título de eleitor para identificá-lo, a Receita Federal usa o CPF, a polícia usa o RG e assim por diante. Há diversos números que na verdade nada mais são do que códigos de cadastros nos sistemas específicos do governo. O NIS é um deles.

O NIS é um dos números mais importantes para a população brasileira, especialmente para as pessoas que recebem bonificações do Governo, como aposentadoria, bolsa família, seguro-desemprego, FGTS, abono salarial, dentre outros. Conheça o que o NIS, sua importância e como consultá-lo.

Número do NIS

O que é NIS?

Número de Inscrição Social, o NIS é um número de identificação que caracteriza a situação socioeconômica de cada cidadão, em especial às famílias de baixa renda. Com esse registro, é possível resgatar e consultar o recebimento de qualquer benefício do governo federal ou bonificação de direito trabalhista, sendo de maior importância para o controle do recebimento dos benefícios oriundos de programas sociais.

O NIS é obtido após um cadastro em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, em que o cidadão deverá comparecer portando documentos pessoais. Os principais benefícios concedidos através do NIS são: Seguro-Desemprego, Abono Salarial, Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida.

Pessoas que possuem carteira de trabalho já tem o cadastro com o número do NIS indicado na folha de identificação pessoal. É importante lembrar também que o número NIS é o mesmo do PIS/PASEP.

Qual é a importância do NIS?

Somente através do NIS se poderá obter qualquer bonificação concedida pelo Governo Federal. Todos os cidadãos brasileiros possuem esse registro e ele pode ser consultado de diversas maneiras, através de documentos ou mesmo pelo meio eletrônico.

Como consultar o NIS?

A consulta do NIS pode ser realizada nas agências da Caixa Econômica, por telefone ou pela Internet. As consultas por telefone 0800-726-0207, porém, o modo mais prático e rápido é pela internet, ao acessar o site do DataPrev, no endereço https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/login.xhtml.

Ao acessar o link, clique no item “inscrição”. Abrirá uma nova janela solicitando o preenchimento de informações pessoais, como CPF, data de nascimento, filiação, etc. Após preencher todos os campos, basta enviar a informação e aparecerá uma mensagem contendo o número de inscrição social.

O NIS é fornecido online a partir dos próprios dados pessoais. Nos documentos físicos, o NIS pode ser encontrado na Carteira de Trabalho, no Cartão Cidadão Caixa, Cartão Bolsa-Família (sendo o número do titular do cartão) e mesmo na carteira de identidade, através da marcação PIS/PASEP.

Cadastro do NIS – Empregador

Para permitir e facilitar a identificação dos trabalhadores, os empregadores devem fazer os cadastros dos NIS de seus funcionários tanto online quanto em lote, pelo envio dos arquivos de cadastro à Caixa Postal do Conectividade Social. Todas as informações sobre o cadastramento do NIS por empregadores podem ser obtidas no portal da Caixa Econômica Federal.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade