Médico infectologia. Atividades, formação e profissão

Perguntas e respostas sobre o médico infectologia. O que é necessário para seguir a carreira de infectologista? Quais as principais atividades, formação e outras dúvidas sobre a profissão.

» Página Inicial


O que é infectologia?

É a área da medicina que pesquisa e trata as principais disfunções e as melhores maneiras de tratamento para patologias. Esses profissionais têm um conhecimento aprofundado sobre toda e qualquer função do corpo humano, com intenção de estudar suas formas de fortalecimento e doenças provocadas. Além do procedimento médico comum do cotidiano, o infectologista trabalha realizando estudos para o descobrimento de novas drogas com o intuito de prevenção da saúde humana.

O que é necessário para seguir a carreira de infectologista?

A infectologia é uma especialização da medicina e, como toda área médica, o estudante e futuro profissional, deve estar ciente da necessidade constante de estudo e aprendizado. Lidar com a vida de um ser humano requer conhecimento, sensibilidade e empatia. Portanto, o profissional necessita ser altruísta e muito compenetrado em ajudar a saúde de seu paciente.

Qual a formação necessária?

Após passar pelo duro vestibular para ingresso na Faculdade de Medicina, já que a área de infectologia exige que o profissional seja médico formado. O médico sempre será um estudante em desenvolvimento diário, portanto entender todo o funcionamento geral do corpo humano é fundamental para o sucesso na carreira de infectologista. Além de fundamental, é um diferencial para os concorrentes à vaga.

Quais as principais atividades?

Como todo o médico, a rotina do infectologista não muda. Acompanhamento de pacientes em clínicas, exames, consultas de rotina. Diferentemente dos demais colegas de profissão, o infectologista trabalha com o que o olho humano não vê. Ele trata de toda e qualquer doença parasitária. Seja de origem de fungos, bactérias, vírus ou protozoários. Ele necessita ter um estudo profundo para saber qual desses microrganismos é responsável por qual sintoma apresentado pelo paciente.

Como é o mercado de trabalho?

Como toda a carreira de médico, o mercado está sempre aberto a mais um. Com todo o crescimento anual da população, é sempre necessário aparecimento de mais médicos. Por esse motivo, o mercado é vasto para qualquer especialidade que seja. E, devido às mudanças climáticas constantes e descobertas de novos microrganismos patológicos é sempre, de suma importância, ter um infectologista por perto.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade