Curriculum vitae e currículo. Layout, objetivo profissional e pretensão salarial

Perguntas e respostas sobre curriculum vitae e currículo. O currículo pode mostrar como está minha carreira? Qual a diferença entre Curriculum Vitae e Currículo? Devo colocar meu objetivo profissional?

» Página Inicial


Qual a diferença entre Curriculum Vitae e Currículo?

Nenhuma!

Curriculum Vitae e Currículo são e significam a mesma coisa. A primeira está escrita em latim e significa "percurso da vida". O segundo é apenas a tradução da expressão em latim. Em um currículo jamais pode ser escrito a expressão em latim pois, dá-se a entender que ali estará descrito sobre todo seu percurso na vida. O correto é escrever Currículo ou simplesmente não escrever este título.

Curriculum vitae

O Currículo é importante para ser contratado em uma empresa?

Sim. O currículo é apenas uma parte do processo seletivo. O sucesso na contratação engloba um conjunto de fatores, principalmente questões emocionais e de auto-confiança na entrevista e demais processos que possam estar envolvidos. Porém, ele é uma chave para o candidato, ali deve estar contida suas qualificações e interesses profissionais. Através dele que o RH decide se ele tem qualificações suficientes para preencher determinado cargo e o chamará para as entrevistas e ver se ele preenche o perfil da empresa.

Devo colocar meu objetivo profissional?

Sim. A primeira coisa a se observar em um bom currículo é se ele possui um objetivo claro e definido. O que é o objetivo claro e definido no seu currículo? É a vaga, o cargo que você pretende se candidatar. É importante não colocar: "Estou a cargo de qualquer possibilidade da empresa", ou a clássica "quero trabalhar nesta conceituada empresa". Coloque a função ou cargo a qual você está se candidatando.

Como deve ser o Layout do Currículo?

Layout é a formatação.

Se ele estiver todo bagunçado, letras diferentes, papel colorido, certamente ele vai ser descartado.

O currículo deve ser em folha branca, mantenha a mesma fonte e o mesmo tamanho de letra durante todo o seu currículo. Não precisa mudar nada de cor e tamanho. Não precisa chamar a atenção para algumas coisas. Pode-se colocar nos cabeçalhos um negrito ou um sublinhado para mostrar que está falando dos tópicos mas em geral, mesma formatação do começo ao fim e use letras pretas ou cinza escuro, nada de letras coloridas.

A ortografia e a gramática devem estar corretas?

Cuidado com a ortografia e com a gramática. Nosso primeiro idioma é o Português, então você tem que saber escrever corretamente. Em caso de dúvidas use corretores automáticos ou peça para alguém ler o seu currículo. O importante é que você se certifique de que seu Português está correto.

Devo colocar a permanência nos meus antigos empregos?

Sim. O tempo de experiência é muito importante. Se você fica pouco tempo em uma empresa, ou em várias, pode demonstrar que, você pode ser uma pessoa instável. Mesmo com poucas experiências, você precisa ser sincero, e deixar claro qual é o seu real objetivo ou seja, porque para essa empresa você vai parar de ficar pulando de empresa a empresa.

O currículo pode mostrar como está minha carreira?

Sim. Pode ser observada se sua carreira está em ascensão, em declínio ou se ela está estagnada. Pode ser observada através das evoluções que você pode ter tido em outras empresas, se de uma empresa para outra você cresceu, se você teve algum curso de atualização nos últimos tempos ou se você se manteve no mesmo curso em especializações.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade