Operador de caixa. Remuneração, formação e mercado de trabalho

Perguntas e respostas sobre a profissão de operador de caixa. Quais as características necessárias para ser um operador de caixa? Remuneração, formação e mercado de trabalho.

» Página Inicial


O operador de caixa é o profissional que trabalha em estabelecimentos comerciais recebendo os pagamentos dos serviços ou produtos que são oferecidos. Eles são responsáveis por registrar no sistema os produtos e serviços, informar o cliente o valor e receber o pagamento, dando o troco quando necessário.

Quais as características necessárias para ser um operador de caixa?

Sempre quando se trata diretamente com clientes é preciso ter uma dose de paciência extra no dia a dia de trabalho. Além disso, o operador de caixa deve sempre estar muito atento na quantidade de dinheiro que recebe para registrar corretamente e dar o troco correto. Quando há uma divergência entre o sistema e a quantidade de dinheiro em caixa, o pagamento da diferença é feita pelo próprio operador de caixa.

Operador de caixa

Quais as atividades realizadas por um operador de caixa?

Receber o cliente no caixa, registrar os produtos e serviços, informar o valor, receber o pagamento, seja em forma de dinheiro, cartão ou cheque, dar o troco e às vezes é exigido que o operado de caixa empacote os produtos comprados pelo cliente.

Remuneração

A profissão de operador de caixa tem salários considerados baixos, entre um salário mínimo até R$ 1.500 reais, dependendo da empresa onde se trabalha.

Formação

Não há exigência de uma graduação para esta profissão, porém muitas vezes é pedido experiência. Para aqueles que procuram o primeiro emprego na área, há cursos focados nas atividades realizadas pelo operador de caixa. Os módulos dos cursos são presenciais ou online. Os cursos trazem conteúdo teórico de como abrir e fechar o caixa, bem como aulas de como tratar o cliente e é apresentada toda a rotina de trabalho de um operador de caixa.

Mercado de trabalho

As áreas de atuação para esta profissão é bastante ampla. Desde mercados, farmácias, lojas, restaurantes ou qualquer estabelecimento comercial que precise receber o pagamento. Há, também, operadores de caixa em bancos, porém as exigências para este cargo são maiores ou muitas vezes o profissional é contratado por meio de concurso público e precisa provar alguns conhecimentos técnicos e gerais para conseguir a vaga.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade