Marechal. O que é e quem foi o último marechal do país?

Perguntas e respostas sobre o marechal. Como se tornar um marechal? Que pessoas importantes para o Brasil exerceram o cargo? Quem foi o último marechal do país?

» Página Inicial


Marechal é a designação que se dá a várias patentes e cargos superiores existentes em âmbito civil e militar. Em diversos países, um marechal está na mais alta patente das forças armadas, principalmente no Exército e na Aeronáutica. O posto equivalente na Marinha, normalmente, chama “Almirante”. Alguns países utilizam a denominação de “General do Exército” como substituto para marechal.

Profissão de marechal

Como se tornar um marechal?

No Exército Brasileiro e na Aeronáutica, o marechal é o posto máximo a ser alcançado por um militar. Ou seja, são necessários muitos anos de trabalho nas forças armadas para se tornar um. No Brasil, o alistamento é obrigatório para homens quando completam 18 anos. Mas a carreira militar também pode iniciar em escolas de preparação para trabalhar no Exército, que admitem alunos através de concursos públicos. Uma vez inserido nas forças armadas, o militar deverá passar por todos os processos e treinamentos para subir na hierarquia.

Veja neste link a relação de hierarquia que existe nas forças armadas, ou seja, no exército, marinha e aeronáutica: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hierarquia_militar_do_Brasil

Qual é o salário de um marechal?

De acordo com o Portal da Transparência do Governo Federal, a remuneração de um Marechal ultrapassa 15 mil reais, sendo apenas o soldo, ou seja, não são contabilizadas gratificações, indenizações e adicionais. Como não há marechais atualmente no Brasil, essa remuneração não é praticada, estando sujeita a alterações antes do surgimento de um novo marechal.

Quem foi o último marechal do país?

Ele se chamava Waldemar Levy Cardoso. Faleceu dia 13 de maio de 2009, no Hospital Central do Exército, vítima de insuficiência respiratória, com 108 anos. Durante muitos anos foi o último brasileiro detentor da patente de marechal.

Que pessoas importantes para o Brasil exerceram o cargo?

Devido à história da República brasileira ser muito ligada aos militares, muitos marechais tiveram grande importância para o país. Certamente o principal nome foi o de Deodoro da Fonseca, homem responsável pela proclamação da República e primeiro presidente do país. Seu vice foi Floriano Peixoto, conhecido como “Marechal de Ferro”, que veio a ser o segundo presidente do Brasil. O terceiro marechal a ocupar a direção do país foi Hermes da Fonseca. Ele foi o primeiro a ser eleito em um pleito nacional. O sertanista Cândido Rondon também exerceu o posto.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade