Psiquiatra e a diferença entre psiquiatra, psicólogo e psicanalista

Perguntas e respostas sobre a profissão de Psiquiatra. Qual a diferença existente entre psiquiatra, psicólogo e psicanalista, quando surgiu a psiquiatria, entre outras questões.

» Página Inicial


O que é psiquiatria?

Psiquiatria é um ramo da medicina que se ocupa em prevenir, tratar e diagnosticar distintas formas de transtornos mentais, tais como depressão, transtornos de ansiedade, bipolaridade, entre outros.

O termo “psiquiatria” é oriundo do grego e significa “curar a alma”.

Quando surgiu a psiquiatria?

De acordo com algumas pesquisas, a história da psiquiatria remonta ao século V a.c. Já no século XVIII, a psiquiatria angariou caráter médico, proporcionando assim um tratamento mais humanizado para as pessoas que sofrem com transtornos mentais.

No Brasil, até metade do século XX, o termo utilizado para designar os médicos psiquiatras era de “alienistas”.

Como é efetuada a avaliação psiquiátrica?

A avaliação psiquiátrica pode ser efetuada por meio de exames, testes psicológicos e análise de imagens.

Atualmente a psiquiatria se divide em ramos distintos, tais como a psiquiatria forense (atua a serviço da lei), a psiquiatria infantil, psicogeriatria (voltada para a terceira idade), psicoterapia, entre outros.

Qual a diferença existente entre psiquiatra, psicólogo e psicanalista?

Psiquiatra e psicólogo

O psiquiatra é o profissional da medicina que está apto a prescrever medicamentos. O psicólogo, por sua vez, possui formação superior em psicologia, ciência que estuda o comportamento humano e os seus processos mentais.

Em outras palavras, o psiquiatra terá uma abordagem mais científica do problema, enquanto o psicólogo apresentará uma análise mais comportamental e humanista do transtorno.

Já o psicanalista, por sua vez, é o profissional que possui formação em psicanálise, método desenvolvido pelo médico Sigmund Freud em meados do século XIX.

Qual é a formação de um psiquiatra?

A psiquiatria é uma área da medicina. Após finalizar a graduação em medicina em uma instituição reconhecida pelo MEC, o indivíduo deve realizar uma residência em psiquiatria por dois anos, bem como ser aprovado em prova específica da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Onde atua o psiquiatra?

O profissional formado em psiquiatria pode trabalhar em hospitais, centros toxicológicos e de internação, clínicas particulares, entre outras instituições.

Como é o atual mercado de trabalho para o profissional que atua como psiquiatra?

É um mercado bastante concorrido. Por outro lado, por se tratar de uma área voltada para a saúde, o profissional graduado em psiquiatria possui amplas áreas para poder exercer o seu trabalho.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade