Carreira militar. Obrigatoriedade do alistamento e serviço militar

Perguntas e respostas sobre como é possível ingressar na carreira militar? O alistamento é obrigatório para homens e mulheres no Brasil? Qual a sua função em caso de guerra, catástrofe e outras situações.

» Página Inicial


O que é militar?

Militar é um termo que se utiliza para designar organizações, equipamentos, uniformes e todos os equipamentos que forem utilizados pela equipe, que possuem permissão para a utilização de força. Geralmente há a utilização de força armada, com armas de fogo, não podendo ser investido a qualquer civil.

As carreiras militares são as mais diversas, desde o poder de policiamento militar dos estados, até exército, marinha e aeronáutica, que cuidam da segurança do país de modo geral, tanto por terra, quanto por ar e água.

Como ingressar na carreira?

Há duas possibilidades de se ingressar no serviço militar, uma vez que cada instituição possui sua forma de ingresso por processo seletivo, onde o candidato faz uma prova de nível médio com assuntos e temas atuais e relacionados ao ensino médio, bem como outras exigências que devem ser seguidas, como altura mínima permitida, corte de cabelo e entre outras. A outra forma de ingresso é pelo voluntariado, ou convocação que ocorre com o alistamento obrigatório.

Todos os estados possuem polícia militar e alistamento obrigatório, porém nem todos os municípios possuem sedes de exército, ou marinha e aeronáutica, ficando por conta do candidato pesquisar qual o melhor lugar para candidatar-se e poder participar do processo seletivo.

O alistamento no serviço militar é obrigatório no Brasil?

Sim. Ao completar 18 anos, os homens devem alistar-se no serviço militar e esperar resposta se serão, ou não convocados, o que dependerá da demanda.

É obrigatório para mulheres?

Não. No Brasil, as mulheres não tem obrigação de alistar-se, porém os homens, ao completarem 18 anos, têm por obrigação alistarem-se no serviço militar (exército), podendo, ou não serem convocados. As mulheres podem se alistar ao completar 18 anos, mas não é necessário.

Qual a sua função?

Ele promove a segurança pública em caso de guerra declarada e demais problemas como catástrofes ambientais, por exemplo. Através do serviço militar, é possível auxiliar estados de diversas formas, sendo possível também o envio de oficiais para outros países em missões diversas. Os militares utilizam forças armadas e recursos governamentais para garantir a ordem pública e bem estar da população.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade