Profissão Brigadeiro: Divisões, hierarquia e especialidades

Perguntas e respostas sobre a profissão de Brigadeiro. Onde se enquadram no Brasil? O que é preciso para entrar nesta profissão? Divisões, hierarquia e especialidades

» Página Inicial


O que é o profissional brigadeiro?

O brigadeiro é um profissional militar, responsável por servir a alguma das três grandes forças do nosso país – Exército, Aeronáutica ou Marinha. Além disso, ele também pode ser um servidor das Forças de Segurança dos Estados, como policiais militares e bombeiros.

Profissão de brigadeiro

Onde se enquadram no Brasil?

No território brasileiro, as forças armadas estão diretamente integradas ao Ministério da Defesa e, dessa forma, lá estão também os profissionais brigadeiros. Neste sentido, o principal objetivo dos militares é realizar a defesa dos direitos constitucionais.

O que é preciso para se tornar um brigadeiro?

Para ser um militar que serve à força aeronáutica, o cidadão deve ter uma grande essência patriota, ou seja, deve sentir o orgulho e o prazer de servir ao seu território.

Por outro lado, outras características também devem ser consideradas, como responsabilidade – especialmente pela pátria, seriedade, determinação, raciocínio, coragem, resistência, respeito e capacidade para acatar ordens de profissionais superiores.

No território brasileiro qualquer cidadão do sexo masculino pode se alistar para integrar uma das três Forças Armadas assim que completa a maioridade penal – 18 anos.

Porém, para integrar a Aeronáutica o indivíduo também precisa de aprovação em concurso público, o que no caso, varia com base em várias categorias, sexo, idade e nível de escolaridade.

Quais são as divisões de brigadeiros?

Existem divisões tanto por sexo – homens e mulheres e também com base no tempo de atuação, ou seja, em uma divisão entre novatos e internos.

Para os internos, muitos são os cursos oferecidos pelo próprio órgão, como cursos de especialização e de adaptação.

Quais são as hierarquias dos brigadeiros?

Os principais oficiais hierárquicos dos militares brigadeiros são: Tenente, Major, Oficiais superiores e Coronel Tenente.

Já os oficiais intermediários são os Capitães Oficiais Subalternos, 1º e 2º tenentes, aspirantes, suboficiais, 1º, 2º e 3º sargentos, cabo e soldados.

Quais são as especialidades?

Por fim, a principal área de atuação dos militares brigadeiros é na orientação e controle da Marinha Mercante e suas demais atividades, principalmente na defesa dos principais interesses do nosso país nesse segmento.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade