Profissão de esteticista. Quanto ganha, quem pode ser e outros

Perguntas e respostas sobre a profissão de esteticista. Quem pode ser esteticista? É fácil conseguir trabalho? Quanto ganha? Veja as respostas para essas e outras perguntas.

» Página Inicial

A área da beleza é muito valorizada pela nossa sociedade. Não é a toa que muitas pessoas gastam verdadeiras fortunas para ficar mais bonitas e se compararmos o que elas gastam ao longo da vida com o mercado da beleza veremos que é um mercado milionário em produtos e serviços destinados a homens e mulheres que buscam a melhora estética em algum aspecto da sua vida.

Neste sentido o profissional de estética é muito requisitado para desenvolver diversas técnicas e aplicação de produtos de beleza. Veremos abaixo um pouco sobre essa profissão que está em alta no mercado.

O que faz um esteticista?

Mais que um profissional da área de beleza, o esteticista cuida da pele, cabelos, unhas e pelos do cliente de uma forma mais profunda, através da aplicação de esfoliações, massagens e tratamentos diferenciados.

Profissional de estética

Quem pode ser esteticista?

Existem hoje cursos técnicos e superiores voltados à formação de profissionais neste ramo, reconhecidos pelo MEC em sua grande maioria. Além das técnicas para realização dos procedimentos, esses cursos oferecem conhecimentos básicos em biologia e cosmetologia. Também é necessário ter carisma e gostar de trabalhar com o público, pois além do corpo, é uma área que envolve beleza e, portanto, o que está em jogo é a autoestima do cliente. Todo esteticista é um pouco psicólogo e um pouco artista. É imprescindível também manter-se sempre atualizado através de cursos, palestras e pesquisas.

É fácil conseguir trabalho?

Para quem se preparou para seguir essa carreira, é importante saber que, atualmente, existem diversas possibilidades de conseguir trabalho: salões de beleza e clínicas de estética contam com esses profissionais em seu quadro de funcionários. E você ainda tem a opção de abrir seu próprio salão ou reservar um espaço para atender em sua casa.

Quanto ganha um esteticista?

Os ganhos variam muito, de acordo com o momento da carreira em que o profissional se encontra, a região em que atua, a quais públicos e procedimentos se dedica. Mas alguns conseguem chegar a valores relativamente altos, mesmo sem ter cursado o nível universitário.

Como surgiu a estética?

O estudo da estética teve início na Grécia e a princípio referia-se ao entendimento da beleza das coisas e o efeito que ela causava nas pessoas. Essa característica sempre teve destaque, até mesmo as sociedades primitivas tinham suas formas de pintura e ornamentos para enaltecer o belo. Desde então, a relação entre estética e beleza foi avançando em meio à sociedade até chegar à configuração que temos hoje.

Já me formei e desejo começar a trabalhar com estética? Qual segmento eu devo escolher?

Existem diversas opções para quem deseja começar a trabalhar como esteticista. Limpeza de pele, podologia, drenagem linfática, terapia capilar são exemplos de áreas que você pode escolher para especializar-se.

Por Redaweb e redação


Veja também: