Profissão de coronel. Área de atuação e formação

Perguntas e respostas sobre a profissão de coronel. Quais são as características fundamentais notáveis dele, quais são as áreas de atuação, formação necessária e outras informações.

» Página Inicial


O que é um coronel?

O Coronel é um posto exercido por cidadão brasileiro militar que serve nas uma das duas três grandes forças armadas de nosso país, que são o Exército e a Aeronáutica, já que este posto não existe na Marinha. podem ser o Exército, a Aeronáutica ou a Marinha. O posto de coronel também existe nas Polícias Militares Estaduais.

A Força Armada com o maior número de contingentes coronéis é o Exército brasileiro. Neste sentido, vale destacar que o coronel é um dos maiores cargos militares destes poderes. Ele é preparado ao longo da carreira para conceber estratégia e exercer atividades de chefia e direção. No Exército Brasileiro e na Aeronáutica, o coronel ocupa o posto mais elevado entre os chamados Oficiais Superiores, estando subordinado apenas aos Oficiais Generais. Os chefes das polícias militares estaduais não são considerados oficiais generais, sendo permitido apenas que sejam no máximo Oficiais Superiores; por isso, o comando da PM é exercido por coronel. O Exército é a força armada terrestre, sendo responsável tanto pela garantia da lei, como pela defesa do nosso país e fronteiras. Atualmente, os três grandes poderes servem ainda ao Ministério da Defesa, ao qual estão atrelados e integrados diretamente.

profissão de coronel

Como surgiu a palavra coronel?

A palavra veio do Italiano colonello, que referia-se a pessoa que comandava uma colonna (coluna de soldados). Atualmente, as atribuições do coronel são mais elevadas do que apenas comandar uma coluna de soldados. Hoje, o coronel é considerado chefe de regimento militar.

Quais são as características fundamentais notáveis dele?

O militar do exército no cargo de coronel deve ter uma grande responsabilidade com a sociedade, e certamente uma das características mais necessárias para realizar esse trabalho é o próprio patriotismo.

Sendo assim, a necessidade e vontade de servir o seu país é algo essencial para o profissional que quer se tornar um coronel do exército. Além disso, características como raciocínio rápido, força de vontade, seriedade, instinto de sobrevivência, responsabilidade e capacidade de respeitar hierarquias também são básicas para sucesso nesta profissão.

Existe formação obrigatória?

Para os homens o alistamento é obrigatório assim que eles completam a maioridade penal, ou seja, 18 anos de idade. Caso liberado do serviço militar o cidadão se torna reservista, e, em casos de uma guerra – seja ela civil ou mundial – o indivíduo também deve servir ao país.

Para se tornar um coronel o indivíduo em questão deve realizar alistamento nas Juntas Militares, participando dos treinamentos e aos poucos dar continuidade a sua carreira, de cargo a cargo, sendo mais comum, no entanto, que o indivíduo faça um curso superior específico e entre nas Forças Armadas e na Polícia Militar como Aspirante à Oficial e, se efetivado, torna-se já Oficial Intermediário, sendo promovido pouco a pouco na carreira de Oficiais até atingir a patente de coronel. Uma das instituições mais reconhecidas para a preparação de Oficiais é a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), localizada no Rio de Janeiro.

No caso da Polícia Militar do Estado de São Paulo, o ingresso como Oficial na instituição está condicionado à obtenção de diploma na Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB), e nesse caso, a obtenção da patente de coronel está condicionada a novas promoções. Em ambos os casos, as promoções são efetivadas mediante antiguidade e merecimento, em um processo no qual o indivíduo sai do posto de tenente até chegar a coronel, ou seja, algumas promoções de posto.

Além disso, o indivíduo também pode entrar por meio da participação, desde pequeno, nas escolas do Exército. Neste caso, também precisa de aprovação em concurso público. Vale ainda lembrar que o coronel é o oficial superior de determinado complexo militar, ficando abaixo dele unicamente os tenentes, capitães e soldados, major, tenente-coronel, sargento e cabo.

Quais são as áreas de atuação?

O coronel atua diretamente na organização dos comandos militares e as áreas de atuação também dependem do tipo de concurso público prestado e de suas qualificações.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade