Médico Ortopedista. Locais de atuação, ortopedia e oncológica

Perguntas e respostas sobre o médico ortopedista. Qual a sua função, qual é a diferença para e traumatologista, o que é a ortopedia oncológica, área de atuação e outros.

» Página Inicial


O que é um ortopedista?

O médico ortopedista é aquele profissional apto a realizar diagnósticos e tratamento de lesões nos sistemas de locomoção do corpo, tais como os ossos e os músculos de mãos, pés, quadril e demais regiões locomotoras suscetíveis a lesões.

Qual é a função dele?

Ele tem por intuito efetuar o tratamento da região lesionada. Esse profissional coleta dados do paciente, efetua o diagnóstico do problema, solicita exames que irão apontar as causas da lesão, elabora o tratamento e os cuidados a serem tomados pelo paciente, indica uma equipe de fisioterapia que fará o acompanhamento do paciente e transcreve eventuais remédios.

Além disso, este médico pode tratar doenças ósseas como câncer ósseo, osteoporose e até deformações congênitas.

Qual é a diferença entre ortopedista e traumatologista?

O ortopedista trata dos transtornos referentes a tendões, ossos, músculos e nervos das mãos, dos pés e demais articulações. Já o traumatologista, por sua vez, é o médico especialista em lidar com o trauma do aparelho musculoesquelético.

O que caracteriza um ortopedista?

Por ser uma área voltada para o bem-estar e a saúde das pessoas, o médico ortopedista deve ter apreço em cuidar dos indivíduos, demonstrar dinamismo, fácil comunicação e interesse por ciências relacionadas à biologia e anatomia.

Como é o mercado de trabalho?

O mercado atualmente conta com uma ampla gama de profissionais em atividade, contudo, a área da saúde exige uma constante demanda, fato esse que sempre gera oportunidades.

Quais são os locais de atuação?

Um médico especializado na referida área pode atuar em hospitais, clínicas e consultórios próprios. Além disso, pela ortopedia ser uma área voltada para a reabilitação de juntas, ossos, músculos e demais componentes da estrutura anatômica, um ortopedista pode atuar em centros desportivos, academias e associações esportivas.

O que é a ortopedia oncológica?

É um ramo da ortopedia que trata dos pacientes que apresentam tumores nos ossos, articulações ou músculos.

A ortopedia oncológica também pode promover o cuidado dos pacientes que apresentam neoplasias em outros órgãos (mamas, rins, próstata, entre outros) e que podem desenvolver na estrutura óssea a metástase.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade