Médico hematologista. Quando surgiu a medicina?

Perguntas e respostas sobre o médico hematologista. Quando surgiu a medicina como ciência e quando é comemorado o dia do médico. Veja esta e outras respostas em nossa FAQ.

» Página Inicial


O que faz um médico hematologista?

Hematologista é o médico cuja especialização é estudar as doenças relacionadas às doenças dos órgãos hematopoéticos (onde se formam as células sanguíneas) e as doenças presentes no sangue.

O médico especializado em hematologia é o profissional que trata doenças como o câncer sanguíneo e de medula óssea, como, por exemplo, o linfoma e a leucemia.

Formação necessária?

Para se tornar um médico hematologista, o futuro profissional deve primeiro se graduar em medicina. A formação do curso de medicina dura seis anos e a habilitação é de clínico geral. Após concluir graduação em medicina, o médico tem que fazer uma especialização ou residência na área de oncologia, que dura dois anos, para aí sim, poder atuar como médico.

Como é o mercado de trabalho?

Ele tem uma grande área de atuação, pois, o profissional pode atuar em clínicas particulares, hospitais, centro de prevenção de câncer, ou também como professores universitários de medicina na área de especialização, além de poderem atuar como pesquisadores na área de hematologia, tentando trazer inovações para a medicina.

Qual a média salarial?

Esta especialidade está na lista dos profissionais da medicina que ganham os melhores salários. Um médico especializado em hematologia tem um ganho salarial médio de cerca de R$ 9.000,00.

Sabia que a medicina como ciência surgiu na Grécia antiga?

É isso mesmo, a medicina é uma das profissões mais antigas da humanidade. Estudos relatam que a medicina que conhecemos hoje teve seu começo com os gregos e surgiu assim, há cerca de 2.500 anos, com os experimentos de Hipócrates de Cós, que foi cirurgião e ginecologista no século 2 d.C.

Sabia que dia 18 de outubro é comemorado o dia do médico?

Sim, é no dia 18 de outubro que se comemora o dia daquele profissional importantíssimo para a boa saúde de todos: o médico. O dia 18 de outubro foi escolhido, pois é o dia de São Lucas, o santo padroeiro da medicina.


 

Veja também



© 2018   |   Guia Trabalho: Profissão, formação e mercado de trabalho   |   Política de Privacidade